Prefeitura expande serviços de paisagismo e urbanismo com ações no São Jorge e Distrito

Os trabalhos já estão na fase final e outras 34 áreas receberão melhorias até o final do ano

Manaus – Os serviços de paisagismo e urbanismo realizados pela Prefeitura de Manaus nos canteiros entre as avenidas Jacira Reis, São Jorge, e Ipase, na zona Oeste, já estão em fase final, outras 34 áreas receberão melhorias até o final do ano, incluindo o Distrito Industrial, que também já recebe as ações sob coordenação da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo.

“Estamos avançando com os serviços de paisagismo e, nos próximos dias, vamos finalizar essa primeira etapa nos canteiros onde houve a intervenção no fluxo de veículos. São ações que darão vida e cor para 35 áreas espalhadas por toda a cidade de Manaus. Como arquiteta e urbanista, é algo que me deixa feliz e realizada, valorizando ainda mais um trabalho que é uma das marcas da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto”, destacou a presidente da Comissão, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Em fase de acabamento, o canteiro, criado após intervenção no fluxo de veículos, recebe plantio de 1.050 mudas de espécies ornamentais, divididas entre alamanda, dianela e ararinha. As plantas compõem três faixas e, ao centro, haverá uma palmeira decorativa. Nos canteiros, foram implantados, também, 350 metros quadrados de grama, além da recuperação de meio-fio e calçada e de outros detalhes paisagísticos.

“Vamos começar a ver um novo verde, uma ornamentação completamente diferente na cidade e mais bonita. E os canteiros vão ganhar mais vida, a cidade vai ganhar mais cores e esse é o nosso objetivo, colorir a cidade e trazer mais conforto. A primeira-dama, que é arquiteta, é a madrinha desse trabalho e acompanha o desenvolvimento do projeto dessas 35 primeiras áreas, que vai ser um dos marcos da gestão do prefeito Arthur”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Nelson de Oliveira Júnior.

Em outra área da cidade, na avenida Ministro João Gonçalves Dias, no Distrito Industrial, zona Sul, as obras também estão em ritmo acelerado. A calçada em frente à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está recebendo a plantação de 70 mudas de oiti, espécie arbórea, com altura de dois a dois metros e meio.

A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo é composta por integrantes do Instituto Aquila e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); da Semmas; de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Comunicação (Semcom), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Anúncio