Manaus – A Prefeitura de Manaus informou que firmou contrato de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 52 milhões, aproximadamente, R$ 167 milhões, com anuência da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A assinatura do contrato foi realizada, ontem, em Brasília (DF), e com o montante será possível a ampliação da oferta de vagas da rede pública municipal de ensino, com a construção de 29 unidades escolares.

Contrato foi assinado, ontem, no escritório do BID, em Brasília (Foto: Alex Pazuello/Semcom Divulgação)
“São vários os pilares da educação e, claramente, o aparelhamento físico das escolas é um deles. Serão unidades modelos, grandes estruturas educacionais equipadas de modernos aparelhos tecnológicos, esporte, segurança e tudo que faça uma criança estudar com felicidade”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto na solenidade de assinatura.
Arthur destacou, ainda, que a Prefeitura de Manaus já está dando sua contrapartida no Proemem, com a execução de dois componentes, voltados para alunos e professores, o que já deu excelentes resultados. “Agora, vamos investir na infraestrutura e a educação de Manaus, que já é destaque nacional, vai ganhar mais qualidade ainda e fazer inveja a muita gente”, disse.
De acordo com a Prefeitura, a operação de crédito foi solicitada ao BID, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para a execução do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem). “Na próxima semana já iniciaremos os procedimentos para realização da licitação dos projetos executivos e já temos quatro áreas em condições para o começo das obras. Até 2018 esperamos estar com todas as frentes de trabalho em execução”, afirmou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.
Também participaram da assinatura do contrato de liberação do empréstimo o representante do BID no Brasil, Hugo Florez; o presidente da Unidade Gestora de Projetos do Proemem (UGP Proemem), André Cabral; a primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, e a coordenadora pedagógica da Semed, Vilma Alves Pessoa.
“Quero parabenizar Manaus por se voltar para a educação. Com isso estamos melhorando vidas e pensando no futuro, no desenvolvimento do País. Temos grande satisfação com essa parceria que se firma agora”, finalizou Hugo Florez.