Prefeitura intensifica vacinação para prevenir população contra sarampo e HPV

A partir deste sábado (14), 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para receber a população

Manaus – A partir deste sábado (14), a Prefeitura de Manaus dará início a uma grande mobilização contra o sarampo, com a intensificação da vacina em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estarão abertas para receber a população. Como parte da campanha ‘Março Lilás’, também será reforçada a imunização de crianças e jovens contra o HPV, o Papiloma vírus humano, principal causador do câncer de colo uterino – o primeiro mais recorrente entre as mulheres do Amazonas.

“Temos enfrentado o surgimento e a recorrência de várias doenças na capital e tenho sempre massificado junto à população que essa é uma batalha que precisamos lutar juntos. Por isso, deixo aqui o meu pedido para que todos compareçam aos postos de vacinação”, conclamou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A intensificação vacinal é uma das principais medidas adotadas pelo município depois da confirmação de quatro novos casos de sarampo registrados na capital amazonense entre janeiro e fevereiro deste ano. Após investigação epidemiológica e laboratorial, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) notificou ao Ministério da Saúde e já traça outras medidas estratégicas para combater o surto da doença. Vale lembrar que a Campanha Nacional contra o Sarampo segue com vacinação, para a faixa etária de 5 a 19 anos, até o dia 13 deste mês e que a vacina fica disponível durante todo o ano nas UBSs da capital.

Prefeito pediu para que todos compareçam aos postos de vacinação (Foto: Arquivo/Semcom)

Anúncio