Prefeitura lança campanha de incentivo ao descarte consciente em Manaus

Ação se complementa à instalação de 36 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos principais supermercados da capital

Manaus – Preocupada com o aumento da produção de lixo doméstico durante a pandemia e reforçando a preocupação recorrente com as questões da área ambiental, a Prefeitura de Manaus lançou a campanha “Descarte consciente é na coleta seletiva”, para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos. A ação se complementa à instalação de 36 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos principais supermercados da capital, que contribuem para que a capital do Amazonas seja case de logística reversa, apoiando e incentivando a cadeia de reciclagem.

(Foto: Divulgação/Semcom)

“Os cidadãos manauaras que desejem reduzir o impacto ambiental de seus hábitos de consumo contam com a possibilidade de devolução das embalagens recicláveis diretamente nos postos de entrega instalados em lojas da rede de supermercados. Essa é uma ação importante intensificada na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, visto que o deslocamento para compras já é algo previsto na rotina das pessoas, portanto embalagens podem ser concentradas no local sem que seja preciso um deslocamento adicional”, comentou Paulo Farias, titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), órgão responsável pela limpeza da cidade e pela coleta seletiva, serviço complementar à coleta domiciliar.

Os materiais recolhidos pela coleta seletiva vão diretamente para os catadores de recicláveis, que possuem cadastro na Semulsp. Além das 13 rotas fixas de coleta seletiva porta a porta, existem os PEVs, utilizados desde 2008 pela prefeitura e que recentemente foram ampliados para 36 pontos como resultado de parceria público-privada com supermercados espalhados em todas as zonas da cidade.

Os 36 novos PEVs estão localizados em 14 grandes supermercados de Manaus, estrategicamente localizados em diversos bairros para que a população tenha facilidade de acesso. Grupo Nova Era, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Yroyak, Assaí, Pátio Gourmet, Vitória, Roma, Cezar, Rodrigues, Tribom e Atack formam a cadeia produtiva da coleta seletiva a partir dos PEVs.

Anúncio