Prefeitura lança campanha do ‘Março Lilás’ com foco em exames preventivos

O ‘Março Lilás’ é o mês de atenção à mulher, em combate ao câncer de colo de útero. Serviços de coleta de exames preventivos serão oferecidos nos centros populares de compras

Manaus – A Prefeitura de Manaus lançou, na tarde desta segunda-feira (11), a campanha do ‘Março Lilás’, mês de atenção à mulher, que trata, em especial, sobre a importância da realização de exames preventivos, em combate ao câncer de colo de útero. A iniciativa é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), com a participação de todas as secretarias do município.

Para a presidente do FMS, a primeira-dama Elizabeth Valeiko Ribeiro, o objetivo da campanha é mostrar, também, que a mulher precisa ser respeitada (Foto: Divulgação)

Durante o mês de março, a coleta de exames preventivos será ampliada. Os serviços serão oferecidos nos centros populares de compras, como o Shopping Phelippe Daou e a Galeria dos Remédios. O intuito é facilitar o acesso da mulher aos serviços básicos de saúde e permitir a realização do diagnóstico precoce. Serão oferecidos, ainda, vacinas contra o HPV, exames de mamografia e consultas clínicas.

A vacina contra o HPV, que é distribuída de forma gratuita para meninos e meninas, de nove a 14 anos, para auxiliar no combate ao câncer de colo de útero, estará disponível em 183 unidades básicas de saúde do município.

A programação do ‘Março Lilás’ inclui, também, palestras, oficinas e debates sobre a garantia de direitos, além do combate à violência doméstica, ao assédio sexual e feminicídio. Para a presidente do FMS, a primeira-dama Elizabeth Valeiko Ribeiro, o objetivo da campanha é mostrar, também, que a mulher precisa ser respeitada.

“Nós buscamos, junto com todos os secretários, dar oportunidade e respeito a estas mulheres. Independente de sexo, todos nós merecemos respeito, e é isso que nós queremos enfatizar para a sociedade”, disse.

Serão oferecidas, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), qualificação profissional, noções de empreendedorismo e oficinas de qualificação, permitindo que a mulher encontre formas de encontrar a independência financeira. A programação possui atividades de embelezamento e esportivas, que serão ofertadas às faixas etárias de nove anos até a melhor idade.

Anúncio