‘Prefeitura + Presente’ realizou mais de 3,7 mil atendimentos na zona Oeste

Ação aconteceu na manhã deste sábado na escola municipal Manoel Francisco Garcia Marques

Manaus – A 15ª edição de 2019 do ‘Prefeitura + Presente’ aconteceu na escola municipal Manoel Francisco Garcia Marques, na comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona oeste de Manaus na manhã deste sábado (24). Ao todo, foram 3.740 atendimentos dos mais de 35 serviços ofertados pela Prefeitura de Manaus.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), reuniu 20 órgãos municipais e parceiros, que atenderam demandas como agendamento de cadastro para emprego e seguro-desemprego, serviços médicos, agendamento para a emissão da 1ª da carteira de identidade, entre outros. “A gente precisa estar próximo ao cidadão para facilitar a resolução de suas demandas. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é fazer com que as pessoas sintam a prefeitura no bairro e, por isso, além desses atendimentos, a prefeitura reforma a escola onde acontece a edição e requalifica as ruas do bairro”, enfatizou o secretário da Semdec, Rodrigo Guedes.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), reuniu 20 órgãos municipais e parceiros (Foto: Divulgação)

A ação ainda contou com atividades esportivas, doações de mudas de plantas ornamentais e frutíferas, agendamento e recadastro do Bolsa Família. Para a professora Marlene Nascimento, 52, a ação é uma forma de valorizar a comunidade. “É uma ação muito importante, ver nossa comunidade sendo atendida, os pais dos alunos. É uma valorização para uma comunidade tão distante do Centro. Até eu aproveitei para fazer uma avaliação na minha saúde”, disse.

Levando agentes do Distrito de Saúde (Disa) Sul, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou da ação realizando 126 consultas médicas, 83 dispensações de medicamentos, 135 afeições de pressão e 146 testes rápidos de ISTs/Aids. Também foram feitas 25 coletas de material para exame preventivo, além da distribuição de 220 kits e informativos voltados para a saúde bucal.

Conscientização

O recado de combate às queimadas, que vem sendo foco principal do trabalho da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deu o tom de responsabilidade ambiental na 15ª edição do projeto ‘Prefeitura + Presente’. Foi distribuído material informativo para orientar os moradores da área sobre os riscos da queima de resíduos nos quintais.

O órgão também levou exposição de reaproveitamento de resíduos e a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais. Durante o verão amazônico, a Prefeitura de Manaus intensifica as ações de conscientização com a finalidade de atender denúncias de focos, em sua maioria, residenciais.

Como parte do trabalho de educação ambiental, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), esteve presente com os Garis da Alegria que animaram o dia com músicas sobre o descarte correto dos lixos e a preservação dos igarapés. Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) garantiu uma ludoteca exclusiva para as crianças brincarem e desde novos receberem orientações sobre um trânsito mais seguro.