Prefeitura promove ações de combate à hanseníase no ‘Janeiro Roxo’

Abertura da campanha será na próxima terça-feira (7), às 9h, no Shopping Phelippe Daou

Manaus – Para reforçar o compromisso de controle da hanseníase na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus realizará ações no decorrer do mês de janeiro. A abertura da campanha ‘Janeiro Roxo’ será na próxima terça-feira (7), às 9h, no Shopping Phelippe Daou, na Avenida Camapuã, 2.939, zona leste.

Os objetivos da ação são orientar a população sobre prevenção e detectar novos casos da doença ainda em estágio inicial (Foto: Divulgação/Semsa)

Durante a programação, serão realizadas ações de saúde, em parceria com a Fundação Alfredo da Matta (Fuam), incluindo triagens dermatológicas, atendimentos médicos (clínicos e dermatológicos), testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV, avaliação antropométrica, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, exames de preventivos, imunização e atividades lúdicas para as crianças, de rotina na programação do shopping.

“Nossa programação está inserida no ‘Saúde nas Galerias’, que a administração do prefeito Arthur Virgílio Neto desenvolve nas galerias populares. A escolha do Shopping Phellipe Daou considerou o fato de as zonas leste e norte serem as de maior incidência em casos de hanseníase em Manaus”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Os objetivos da ação são orientar a população sobre prevenção e detectar novos casos da doença ainda em estágio inicial. “Nesse dia teremos, inclusive, médicos dermatologistas fazendo avaliações e testes para a detecção precoce da doença e, para os casos positivos, orientação de tratamento imediato”, completou Magaldi.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vem desenvolvendo ações para o controle da hanseníase, como busca ativa de casos novos com a ampliação da oferta de exames de pele nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em escolas com o Programa Saúde na Escola (PSE); capacitações para os profissionais de saúde, contribuindo para o diagnóstico precoce na população em geral, e na qualificação do tratamento dos pacientes.

Em 2018, Manaus registrou 116 casos, com uma Taxa de Detecção geral de 5,41 casos/100 mil habitantes, sendo considerado um nível médio de endemicidade da doença, de acordo com o Ministério da Saúde, cujo parâmetro varia entre 2,00 e 9,99/100 mil hab. Na população menor de 15 anos, grupo prioritário de monitoramento, foram 12 casos com uma taxa de detecção de 1,99/100 mil habitantes menores de 15 anos.

No período de 2013 a 2018 houve uma redução de 54,2% na taxa de detecção geral, no entanto, a intensificação das ações de busca ativa de casos em áreas prioritárias, exame dermatológico em escolares podem ter contribuído para o aumento da detecção de casos em 2019, onde já foram registrados 126 novos casos da doença com taxa de detecção de 5,76/100 mil habitantes, dos quais oito casos foram em menores de 15 anos.

Nas atividades realizadas em parceria com os Distritos de Saúde e Secretarias de Educação – municipal e estadual, em 2019 foram acessadas 174 escolas do PSE, examinados 37.217 alunos e diagnosticados e tratados 2.663 tipos de dermatoses. Com essas ações, a Semsa espera evitar o surgimento de casos com incapacidade física, decorrentes do diagnóstico tardio da hanseníase.

Programação

Para o mês de janeiro, além das ações de rotina nas Unidades de Saúde, serão ofertados exame de pele e atividades educativas em ações extramuros por vários pontos da cidade:

Dia 9/1: Caminhada no bairro Jorge Teixeira, zona leste, partindo às 8h da Igreja Católica Santa Clara (Avenida Mirra – Jorge Teixeira) até a UBS Dr. José Avelino Pereira (Rua Cravinho);

Dia 13/1: Blitz em frente à Arena da Amazônia, zona centro-sul, iniciando às 8h30 no cruzamento das vias Avenida Constantino Nery e Avenida Pedro Teixeira, com distribuição de folder e ação de conscientização;

Dia 25/1: Ação em saúde, a ser realizada em quatro locais do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, de 8h às 12h (Centro de Reabilitação, Policlínica Antônio Aleixo, Escola Municipal Violeta Areosa e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase [Morhan], na Rua Getúlio Vargas), com oferta de vários serviços de saúde para a comunidade.

Dia 31/1: Caminhada iniciando na UBS Lago do Aleixo (Rua Raoul Follereau, n° 112, na Colônia Antônio Aleixo), às 8h, até sede do Morhan, na Rua Getúlio Vargas.

Anúncio