Prefeitura promove ações de prevenção ao suicídio durante ‘Setembro Amarelo’

Mesas-redondas e rodas de conversa sobre o tema serão realizadas na segunda-feira (10), das 13h às 18h, no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM)

Manaus – A prevenção ao suicídio será tema de mesas-redondas e rodas de conversa, dentro da programação do ‘Setembro Amarelo’, que a Prefeitura de Manaus realizará na segunda-feira (10), das 13h às 18h, no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na Avenida Mário Ypiranga, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado naquela data.

As atividades serão voltadas para estudantes e profissionais da Educação. (Foto: Tânia Rego/ABr)

As atividades, voltadas para estudantes e profissionais da Educação, serão coordenadas pela Gerência da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e reunirão o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, psicóloga Efthimia Simões Haidos, explica que a saúde possui papel fundamental para estimular a conscientização em torno do tema. A programação oferece, ainda, rodas de conversa com estudantes da rede municipal, em 22 escolas municipais, conduzidas por psicólogos da secretaria.

A taxa de suicídio, entre 2000 e 2015, teve mais crescimento entre os adolescentes. Dos 10 aos 14 anos, houve aumento de 65% e, dos 15 aos 19 anos, crescimento foi de 45%.

Anúncio