Prefeitura realiza ação de saúde para frequentadores da galeria Espírito Santo

A atividade itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aconteceu simultaneamente no Shopping Phelippe Daou

Manaus – Como parte das ações de promoção em saúde e de estímulo aos centros de compras populares geridos pela Prefeitura de Manaus, frequentadores e microempresários da Galeria Espírito Santo, localizada na Rua 24 de Maio com Joaquim Sarmento, no Centro Histórico de Manaus, receberam nesta quinta-feira (26) mais uma edição do projeto ‘Saúde nas Galerias’.

(Foto: Márcio James/Semcom/Divulgação)

A atividade itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aconteceu simultaneamente no Shopping Phelippe Daou, a maior das estruturas do projeto ‘Viva Centro Galerias Populares’, localizado na Avenida Camapuã, zona leste. Nesta sexta-feira (27), o projeto vai atender os frequentadores da Galeria dos Remédios, localizada na Rua Miranda Leão, Centro, de 8h às 12h.

“Esse é um projeto de atrativo popular, além de garantir o bem-estar do empreendedor, do cliente e dos trabalhadores do Centro. Já virou referência para o público que vem fazer suas compras ou até mesmo almoçar, que garante uma consulta rápida”, destacou o coordenador institucional da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comercio Informal (Semacc), José Assis.

Foram oferecidos serviços de consulta médica com clínico geral, dispensação de medicamento, vacinação, distribuição de preservativos, oferta de testagem rápida (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, educação em saúde bucal e combate ao fumo.

“Foi uma boa a iniciativa da Prefeitura de trazer essa ação para a galeria. Nós, os lojistas, e a população em geral estamos aproveitando, facilita nossa rotina que muitas vezes é corrida”, disse a permissionário da Galeria Espírito Santo, Andreza Regis Rodrigues, 36, que aproveitou o projeto para avaliar a saúde.

Ao todo, 100 adultos e 43 crianças receberam orientação nutricional na Galeria Espírito Santo, 35 consultas foram realizadas, além de 72 testes rápidos, com um positivo para sífilis. Também houve a distribuição de 200 kits de saúde bucal, 63 preservativos masculinos e 21 femininos. Foram 27 vacinas aplicadas, 55 aferições de pressão arterial, 37 testes de glicemia, 46 receitas médicas aviadas, entre outros serviços.

Setembro Amarelo

Já no Shopping Phelippe Daou, na zona leste, agentes dos Distritos de Saúde (Disa) Norte e Leste participaram do ‘Saúde nas Galerias’ distribuindo panfletos e informando sobre as programações do Setembro Amarelo. A ‘Cultura da Paz em Valorização da Vida’ é um dos temas que as unidades de saúde da Prefeitura estão abordando esta semana na campanha que conscientiza sobre prevenção ao suicídio.

No local, a Semsa realizou 54 consultas médicas, três atendimentos a diabéticos e 15 a hipertensos, além de 50 solicitações de exames e dois encaminhamentos para especialistas. Foram realizadas 77 aferições de Pressão Arterial e 108 Testes Rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na ação foram aviadas 52 receitas médicas e entregues 1.152 preservativos masculinos e 200 unidades de gel lubrificante. O núcleo de Educação em Saúde realizou seis palestras, inclusive de higiene bucal com a entrega de kits odontológicos.

Anúncio