Prefeitura realiza trabalho preventivo em igarapés de Manaus

Ação é para evitar ocorrências no período de chuvas na capital amazonense

Manaus – Os trabalhos de dragagem e desassoreamento em leitos de igarapés continuam mesmo em período de pouca chuva. Nesta segunda-feira (2), o prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou o serviço de dragagem em uma área de 800 metros do igarapé do Mindu, localizado no Conjunto Jardim Primavera, bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

Além do trecho do conjunto Jardim Primavera, a Seminf realiza trabalhos em outras cinco frentes de obras pela cidade (Foto: Divulgação)

“As obras de verão estão a pleno vapor. Estamos trabalhando no período de sol para não termos problemas no inverno. Essas ações preventivas têm reduzido a cada ano as ocorrências de transbordamento dos igarapés”, destacou o prefeito.

Equipes da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf) realizam o serviço de retirada de areia e de lixos que impedem a passagem da água, o que poderia causar alagamentos em períodos de chuva. “É um trabalho de prevenção que outras cidades não fazem e acabam sofrendo com tantas alagações. Nós estamos fazendo uma engenharia de cama para facilitar a descida das máquinas, que irão retirar todo o lixo que infelizmente ainda acaba tendo como destino os igarapés”, concluiu o prefeito Arthur Neto.

Além do trecho do conjunto Jardim Primavera, a Seminf realiza trabalhos em outras cinco frentes de obras pela cidade. O trabalho preventivo é fundamental, como destacou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, e o material retirado dos leitos dos igarapés pode ser reciclado e reaproveitado pela Prefeitura de Manaus.

“O Igarapé do Mindu, infelizmente, recebe uma grande quantidade de lixo ao longo do seu percurso, o que acaba levando transtorno para a população, porque a chuva faz o material transbordar. Estamos fazendo o trabalho de retirada desse material, não só a areia que fica, mas todo o lixo na lateral, para que o igarapé tenha profundidade e o leito possa suportar maior fluxo de água, tanto na parte do fundo como nas laterais. O material retirado pode ser reciclado e serve para algumas atividades dentro da secretaria”, informou Aguiar.

Além da dragagem de igarapés, a prefeitura aproveita o verão para realizar serviços de recapeamento viário, por meio do programa de Requalificação Urbana e Viária, o Requalifica, que está recuperando vias de grande fluxo de veículos em todas as zonas da cidade. O prefeito Arthur Neto já anunciou, também, o investimento de R$ 100 milhões para serviços de tapa-buracos em vários bairros de Manaus.

Anúncio