Volume de chuvas no Amazonas será acima da média em fevereiro, diz Inmet

A previsão para os próximos dias é de tempo instável de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas

Manaus – O volume de chuvas no mês de fevereiro será acima da média em grande parte do Amazonas, incluindo Manaus. O índice pluviométrico considerado normal para o período é entre 216 e 336 milímetros. A previsão é do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro. A previsão para os meses de março e abril também é de chuvas acima da média em praticamente todo o estado exceto nas regiões sul e sudeste.

A previsão para os próximos dias é de tempo instável de céu parcialmente nublado a nublado. (Foto: Sandro Pereira)

“Na capital, a previsão do tempo para os próximos dias é de tempo instável de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As temperaturas médias diárias devem ficar dentro da normalidade, ou seja, ao redor de 26,5°C (+/- 0,5°C)”, explicou o meteorologista.

Já no mês de janeiro, o acumulado de chuva foi de 215,3 milímetros, volume considerado abaixo da média, que é entre 235 e 313 milímetros. Segundo Gustavo Ribeiro, os maiores volumes foram registrados nas regiões sul e sudoeste do Estado.

“Na região sudoeste, o maior volume foi em Eirunepé (a 1.160 quilômetros a sudoeste de Manaus), com 566,6 milímetros. E na região sul, foi em Manicoré (a 332 quilômetros a sudoeste de Manaus), com 424,1 milímetros”, comentou Ribeiro.

O meteorologista conta que o volume de chuva no mês de dezembro do ano passado foi considerado acima da média. “Em dezembro choveu mais do que o esperado, foram 360,9 milímetros, mas a média seria entre 179 e 259 milímetros”, concluiu.

Anúncio