Primeira etapa do concurso público do TCE-AM é realizado nesta quarta

Os concorrentes aos cargos do Ministério Público de Contas são esperados para o início das provas a partir das 15h, com término às 19h

Manaus – Os mais de 15 mil inscritos no concurso público do Tribunal de Contas do Amazonas  (TCE-AM) iniciaram a primeira etapa do certame, às 8h desta quarta-feira (18). Os concurseiros disputam 40 vagas para provimento imediato com vencimentos de até R$ 8,3 mil, além de benefícios.

A prova para o cargo de Auditor Técnico de Controle Externo na área de Auditoria Governamental finalizou agora 12h. Foram 80 questões objetivas, sendo 30 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos, com cinco alternativas em cada questão. As provas foram realizadas em 13 locais diferentes de Manaus.

Os concorrentes aos cargos do Ministério Público de Contas são esperados para o início das provas a partir das 15h, com término às 19h. No horário da tarde desta quarta-feira (18), duas outras escolas servirão de locais de provas. Já a segunda etapa, correspondente às provas discursivas, será realizada em 25 de agosto, das 8h às 11h para o cargo de Auditor Técnico de Controle Externo na área de Auditoria Governamental e das 14h às 17h para a área de Ministério Público de Contas.

Essa etapa terá questões envolvendo disciplinas ligadas diretamente ao cargo escolhido pelo candidato. Conforme o edital, só serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que tiverem alcançado pontuação mínima na etapa objetiva.

Critérios de segurança

Durante a realização das provas os concorrentes tiveram especial atenção os protocolos de segurança sanitária, visando evitar contágios pela Covid-19 nos locais de prova. “Os procedimentos de prevenção à Covid foram todos seguidos com seriedade. Tivemos, logo na entrada, o uso obrigatório de álcool em gel, aferição de temperatura. Já nas salas de prova, foi designado o uso de apenas um terço da capacidade das salas, visando justamente um maior distanciamento entre os concorrentes”, destacou o gerente executivo da FGV.

Inscritos

Do total de inscritos, 10.984 irão disputar as 18 vagas para o cargo de Auditoria Governamental, sendo que 2.212 participantes foram inscritos com isenção de pagamento. O cargo terá a proporção de 610 pessoas disputando cada vaga. No caso das duas vagas para o Ministério Público de Contas, foram 2.155 inscritos, com 348 inscritos com pagamento isento, o equivalente a 1.077 participantes por vaga.

O cargo de Auditoria de Obras Públicas, que possui cinco vagas, contabilizou 1.457 inscritos, sendo 264 de forma isenta, proporção de 291 por vaga. Já para o cargo de Auditoria de Tecnologia da Informação, que possui 15 vagas, 1.054 foram inscritos, 174 com isenção do pagamento e relação candidato/vaga de 70 candidatos.