Programa de Residência Médica da UEA certifica médicos especialistas

Foram certificados profissionais nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Neonatologia e Ginecologia e Obstetrícia

Manaus – Como forma de contribuir para o fortalecimento dos serviços de atenção à saúde na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, nesta sexta-feira (23), a certificação de 16 novos especialistas, por meio do Programa de Residência Médica (PRM). A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizado na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona sul da capital.

(Foto: Divulgação UEA)

Foram certificados profissionais de programas de residência nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Neonatologia e Ginecologia e Obstetrícia. Desde o início das atividades dos programas, 105 novos especialistas receberam a capacitação em nível de pós-graduação.

Segundo a vice-reitora da UEA e patrona da turma de Residência em Cardiologia, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, a UEA estará de portas abertas para receber os médicos especialistas que desejem voltar à universidade para outras formações.

“Sou dessa casa e tenho muito orgulho disso. É mais uma jornada que vocês estão completando. Todos vocês estão muito bem preparados, são agora especialistas de formação. A gente quer sempre fazer o nosso melhor pelos pacientes e a capacitação é caminho. Muito obrigada por escolherem a UEA”, disse.

Atendimento básico

O objetivo do programa promovido é preparar os médicos residentes da universidade para atuar em situações diárias, com ênfase no aprendizado das ações básicas de saúde, possibilitando um atendimento qualificado à comunidade.

Além das áreas contempladas nesta certificação, os programas de residência da UEA também abrangem outras especialidades como: cirurgia cardiovascular, medicina intensiva e neurorradiologia.

A Secretaria do Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) disponibiliza instituições de saúde do estado, que acolhem os residentes e repassam conhecimentos nas atividades práticas que fazem parte do programa de treinamento em serviço da residência médica, ampliando conhecimento e desenvolvendo experiências técnicas.

O coordenador do Conselho de Residência Médica (Coreme), Prof. Dr. Juscimar Carneiro Nunes, explicou que o trabalho dos supervisores dos programas foi fundamental para o êxito das residências. “Estendo meus parabéns aos familiares que ajudaram na formação de vocês. Seguiremos formando profissionais, pois precisamos construir especialistas. É o médico qualificado que irá cuidar de problemas da população”, completou.

Anúncio