Programa ‘Mulher Faz Ciência’ recebe inscrições até 3 de maio

O edital conta com investimento de R$ 875 mil para amparar até 10 projetos no Amazonas

Manaus – Com o objetivo de estimular o protagonismo de pesquisadoras nas diferentes áreas da ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), recebe até 17h do dia 3 de maio, a submissão de propostas para o Programa ‘Mulher Faz Ciência’. Exclusivo para cientistas mulheres, o programa conta com investimentos de R$ 875 mil e estima apoiar até 10 projetos no Amazonas, com prazo de execução de 18 meses.

(Foto: arquivo/Fapeam)

A iniciativa vai fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação desenvolvidos por pesquisadoras, nas áreas do conhecimento Ciências Humanas, Ciências Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, que busquem contribuir para o desenvolvimento social, econômico, científico, cultural e político do estado do Amazonas e para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) estadual.

As propostas devem ser submetidas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos da Fapeam (Sigfapeam), disponível no endereço eletrônico, por meio de login e senha previamente cadastrados, seguindo todos os requisitos e  critérios estabelecidos no edital disponível aqui.

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência

Desde 2020, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, realiza atividades que visam estimular o protagonismo de mulheres na ciência, seguindo as ações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e ONU-Mulheres.

Além disso, a Fundação pretende dar visibilidade ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS-5) da Agenda 2030, da ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e dar poder às mulheres e meninas para realizarem seu potencial criativo.

Entre as atividades desenvolvidas tem o Café com Elas, lançamento de editais exclusivos para cientistas mulheres, rodas de conversa, webinars, Fapeam na Feira, Fapeam na Praça, Fapeam na Estrada, Xá com Elas, exposição virtual, podcasts, entre outras.

Portfólio 2024

Lançado em fevereiro de 2024, o Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.03 é mais um produto de divulgação científica da Fapeam, que nesta edição reúne 50 projetos de pesquisa finalizados, coordenados exclusivamente por mulheres cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Anúncio