Programa oferece bolsas de pós fora do Amazonas

Objetivo é investir na formação de recursos humanos em áreas estratégicas nas quais o Amazonas ainda não possui bolsas

Manaus – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou o Programa de Bolsas de Pós-Gradução em instituições fora do Estado do Amazonas (Propg-Capes/Fapeam). O objetivo é investir na formação de recursos humanos em áreas estratégicas nas quais o Amazonas ainda não possui bolsas programadas de mestrado ou doutorado. As informações são da Fapeam.

Propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico no site da Fapem (Foto: Reprodução)

Para participar é preciso, segundo a Fapeam, residir no Amazonas, há no mínimo quatro anos, e estar matriculado em curso de pós-graduação Stricto Sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação. Além disso, o interessado não pode ter recebido bolsa da Fapeam ou de outra agência de fomento para estudos no mesmo nível.

A submissão de proposta para concorrer à bolsa pode ser feita até o dia 24 de maio. Ao todo, o programa irá conceder, de acordo com a Fapeam, até 25 bolsas para mestrado e 25 para doutorado. A previsão é que o resultado seja divulgado no mês de junho e a implementação das bolsas no mês de agosto deste ano.

Conforme a Fapeam, a bolsa de mestrado corresponde ao valor de R$1,5 mil, com o prazo estipulado de, no máximo, 24 meses. Para doutorado o valor sobe para R$ 2,2 mil, com vigência por, no máximo, 48 meses. As duas modalidades de bolsas serão pagas a partir do mês de implementação. Conforme especificado no edital, não serão concedidas bolsas referentes aos meses já cursados anteriormente ao mês da implementação.

Submissão de Proposta

As propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br.

Para acessar o formulário o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do Formulário on-line, a submissão da proposta requer a apresentação da documentação complementar a ser anexada ao sistema SIGFapeam, como detalhado no edital.

De acordo com a Fapeam, não serão aceitas propostas que não foram submetidas via internet. Após o prazo final para recebimento das propostas, nenhuma proposta nova será recebida, examinada e julgada. Mais informações no edital.

Anúncio