Projeto Galho Forte realiza plantio de 110 mudas de árvores na zona norte de Manaus

O projeto tem parceria com o vereador eleito Amom Mandel Lins Filho (Podemos). Espécies frutíferas foram plantadas às margens do Igarapé do Passarinho

Manaus – O projeto Galho Forte, em parceria com o vereador eleito Amom Mandel Lins Filho (Podemos), plantou, na manhã deste sábado (19), cerca de 110 mudas de diferentes espécies de árvores, às margens do Igarapé do Passarinho, na zona norte de Manaus. A ação deste sábado foi a última de 2020.

Ao todo, o projeto realizou o plantio de mais de 200 mudas de açaizeiro, buritizeiro, pitombeira, bacabeira, ingá-xixia, entre outras espécies. Segundo Amon, esse será um trabalho que chegará em todas as zonas da cidade, para melhorar a qualidade de vida dos manauaras.

“O projeto Galho Forte não está somente plantando árvores, mas ajudando o meio ambiente. Fazemos um estudo de áreas de ilhas de calor e plantamos essas mudas com ajuda dos moradores. Ensinamos como plantar e também cuidar, pois vamos precisar que eles preservem o local. Também não plantamos somente uma única espécie, para não causar desequilíbrio ecológico”, explicou.

O projeto Galho Forte possui urbanistas, engenheiros florestais e biólogos, que estudam as áreas adequadas para o plantio. Para os locais, são escolhidas árvores frutíferas e de médio porte para ajudar na contenção da erosão nas margens dos igarapés.

Projetos

O vereador eleito do Podemos também disse que tem planos para acrescentar ao projeto, e que, ao assumir o mandato, apresentará propostas de obras urbanas, para que os moradores possam fazer atividades físicas e aproveitar a natureza.

“Me comprometi a utilizar as emendas impositivas para fazer do Igarapé do Passarinho um local para as pessoas passearem, praticarem atividades (físicas). Outros locais da cidade também serão contemplados. Eu não quero somente plantar números, quero mudar a vida das pessoas, conscientizar sobre o nosso meio ambiente e tornar a nossa cidade mais arborizada”, declarou Amom.

blank

Vereador eleito do Podemos, Amom disse que tem planos para acrescentar ao projeto (Foto: Natasha Pinto / Divulgação)

O jovem vereador ressaltou, ainda, que preferiu não esperar para assumir o mandato e começar a cumprir as promessas de campanha, sendo uma delas plantar, em quatro anos, mais de sete mil mudas. “Isso mostra meu compromisso com os manauaras”, finalizou.