Projeto social realiza mais de 2,6 mil atendimentos no Tancredo Neves

Ação com diversas atividades gratuitas ocorreu na Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho

Manaus – A terceira edição de 2020 do projeto “Prefeitura + Presente” levou à Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, bairro Tancredo Neves, na zona leste, mais de 2,6 mil atendimentos sociais, de saúde, estética e outros na manhã deste sábado (1º). Este ano, a ação itinerante de cidadania realizada pela Prefeitura de Manaus acontece semanalmente.

Entre os serviços mais procurados, estão os atendimentos da área de saúde (Foto: Nathalie Brasil/ Semcom)

“Mais um sábado de muita alegria com esse projeto criado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que tem levado importantes serviços para perto da população, além de mostrar o grande comprometimento desse espaço da educação, não só com o conhecimento para os alunos, mas também ofertando o lado social para a comunidade. Isso é fazer uma gestão integrada e compartilhada”, destacou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio.

Entre os serviços oferecidos na ação coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), com a parceria de órgãos municipais e outros parceiros, estão consultas médicas, vacinação, testes rápidos, agendamento para cadastro de emprego, orientações e atendimentos para programas sociais como o Bolsa Família, palestras educativas, distribuição de mudas, cortes de cabelo e atividades lúdicas.

“Nós temos aqui mais de 30 serviços, com todas as secretarias municipais, e também serviços que não são públicos, mas que servem ao bem-estar das pessoas. Já temos cinco anos desse projeto que está sendo ampliado cada vez mais. Todos os sábados, vamos contemplar uma zona, inclusive a Rural. É determinação do prefeito Arthur que os secretários estejam presentes e que ouçam as demandas dos cidadãos e busquem resolver da melhor forma possível”, destacou o secretário da Semdec, Rodrigo Guedes.

São mais de 30 serviços oferecidos (Foto: Nathalie Brasil/ Semcom)

Atendimentos

Entre os serviços mais procurados, estão os atendimentos da área de saúde. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram centenas de consultas médicas e encaminhamentos para especialistas, testes rápidos, entrega de medicamentos com receitas, preservativos e kits de Saúde Bucal em ações educativas.

“Estava buscando consulta com o oftalmologista, mas sem sucesso. Quando soube que a ação seria no meu bairro, corri para cá. Fui muito bem atendida e ainda garanti meus óculos”, afirmou a dona de casa Maryjane Oliveira. Acompanhada da família, Ketlen Soares, também se consultou. “Vim com meu irmão que tem seis meses para uma consulta com o pediatra e aproveitei para ir ao clínico geral”, disse a estudante. “A ação é ótima, fui bem atendida e garanti meu cartão do SUS e o exame preventivo”, comentou a cozinheira Carmen Joanes.

Além da distribuição de mais de 300 mudas, a maioria medicinais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) aproveitou a ação no Tancredo Neves para reforçar as orientações sobre o combate ao caramujo africano. “O bairro possui muitas áreas com grande incidência do molusco e aproveitamos para informar sobre como fazer o combate de forma segura”, afirmou o chefe de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.