Quarta-feira deve ser chuvosa em Manaus, aponta relatório meteorológico

Chuva esperada para esta quarta (21), em Manaus, é quase o total de precipitação registrado em todo o mês de outubro. O maior volume de água deve ser registrado a partir das 16h

Manaus – Chuva esperada para esta terça-feira (21), em Manaus, é quase o total de precipitação registrado em todo o mês de outubro. Cerca de 44 milímetros de água deve cair em um único dia, na capital, de acordo com o relatório da empresa de meteorologia Climatempo. Em todo o mês passado o registro foi de 55 milímetros.

Em Manaus, o maior volume de chuvas deve ser registrado a partir das 16h, com ventos de até 20 quilômetros por hora, conforme a estimativa meteorológica para esta quarta-feira (21). (Foto: Sandro Pereira/Arquivo)

No sul do Amazonas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 115,2 milímetros em Eirunepé, entre 10 horas da segunda (19) e 10h desta terça-feira (20).

Em Manaus, o maior volume de chuvas deve ser registrado a partir das 16h, com ventos de até 20 quilômetros por hora, conforme a estimativa meteorológica. A temperatura, que inicia quente na manhã desta quarta-feira, alcança sua máxima já às 8h com 30º. A mínima é de 26º.

Segundo o Climatempo, uma grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre a Região Norte, e a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera, são os responsáveis pela formação de aglomerados de nuvens carregadas sobre os estados do Norte do Brasil.

O Acre e o sul do Amazonas registraram os maiores acumulados de chuva no Brasil nesta terça-feira. No Acre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 147,4 milímetros de chuva acumulados.

“A circulação de ventos sobre o Brasil passou a intensificação de áreas de instabilidade entre o Amazonas, Acre e Rondônia. No decorrer da tarde, outras áreas de instabilidade também se formaram sobre o centro-norte do Amazonas provocando fortes pancadas de chuva e que avançam em direção ao Acre levando mais temporais para o Estado para a noite da terça-feira”, informou o Climatempo.

Embora a chuva esperada para esta quarta-feira seja cerca de 80% de toda a precipitação do mês passado, o Climatempo registrou que outubro teve um volume abaixo da média em Manaus que fica em torno de 104 milímetros. Ao todo, conforme a média histórica, a diferença foi de 46 milímetros para o mês.

Anúncio