Reforma da Biblioteca Municipal alia inovação com acessibilidade

As obras da Biblioteca Municipal alcançaram, esta semana, mais de 20% das etapas para a conclusão

Manaus – As obras da Prefeitura de Manaus em homenagem aos 350 anos da capital seguem intensas em vários pontos. Além de recapeamento, os serviços beneficiam outras áreas prioritárias, como o resgate urbanístico do Centro Histórico. A Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, situada na esquina da Rua Monsenhor Coutinho com a praça Antônio Bittencourt, alcançou esta semana mais de 20% das obras concluídas.

O restauro resgata características arquitetônicas do prédio (Foto: Reprodução)

“O projeto de requalificação do Centro Histórico ganhou um novo ritmo depois que assumimos as ações com recursos da administração municipal. Isso foi possível por conta da nossa saúde financeira”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Ao mesmo tempo em que estamos promovendo o restauro arquitetônico de importantes prédios históricos, estamos também dotando essas estruturas com modernas instalações culturais, valorizando o passado e promovendo o encontro com o futuro”, completou.

O restauro e reforma da Biblioteca Municipal resgata características arquitetônicas do prédio, que terá adaptação ao ar moderno do século 21, incluindo sala de projeção, área de acervo em braile, um café box para atendimento aos frequentadores e itens específicos de acessibilidade, como elevador, piso tátil e banheiros para Pessoas Com Deficiência (PCDs).

“Em vários cenários de antigamente, fizemos pesquisas iconográficas do imóvel, trazendo assim a originalidade do local. Por se tratar de um restauro, temos que cuidar de vários aspectos da história, assim aproveitando as peças antigas e substituindo apenas o que não é possível de ser reaproveitado”, explica o coordenador técnico do “Manaus Histórica”, Daniel Herszon.

Para o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, os projetos ganham em viabilidade para seguir a transformação necessária de tão importante região da capital.

Anúncio