Reordenamento de alunos do município tem início nesta terça-feira e da rede estadual no próximo dia 4

Calendário de matrícula para o ano letivo de 2018 segue e rede estadual e municipal de ensino abrem fase de reordenamento

Manaus – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta terça-feira (2), o processo de encaminhamento para reordenamento dos alunos da rede municipal de ensino. O reordenamento é o encaminhamento do aluno para outra escola, por não haver continuidade do ensino na unidade onde ele finalizou o ano letivo. O calendário para este processo na rede estadual de ensino tem início na próxima quinta-feira (4), segundo a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

Em ambos os casos o prazo para o reordenamento é de dois dias. Na rede municipal o processo termina na quarta-feira (3) e na rede estadual termina na sexta-feira (5).

Para que o reordenamento seja realizado, segundo a Semed, os pais e responsáveis devem procurar a unidade em que o estudante cursou o ano escolar de 2017 e solicitar a mudança. Após o encaminhamento, nos dias 4 e 5, acontece a confirmação do reordenamento, em que pais e responsáveis devem se dirigir a nova escola para confirmar a matrícula para 2018.

Caso a escola indicada durante o reordenamento não seja aceita, o estudante poderá solicitar a transferência para outra unidade a partir do dia 6 deste mês, por meio do site www.matriculas.am.gov.br, ou aplicativo ‘Matrículas Amazonas’, ou presencialmente a partir do dia 8, em qualquer unidade de ensino do Estado e Município.

Rede estadual
Os pais de alunos da rede estadual de ensino em que a escola não oferece a continuidade de ensino devem comparecer na escola para onde o filho foi remanejado nos dias 4 e 5 deste mês, munido dos documentos do aluno.

Os alunos de escola sem continuidade de ensino são: alunos do 2º período da educação infantil cuja escola não oferece o 1º ano do Ensino Fundamental; alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que a escola não oferece 6º ano; e, ainda, o concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental cuja escola não oferece 1ª Série do Ensino Médio.

Transferência na rede estadual
Para os pais ou responsáveis que desejam realizar a Transferência dos alunos da Rede Estadual, de todos os ensinos, anos e séries, o atendimento será a partir das 00h01 do dia 06 de janeiro às 23h59 do dia 10 de janeiro, pelo site www.matriculas.am.gov.br
e pelo aplicativo Matrículas Amazonas. Lembrando que o atendimento presencial será no período de 08 a 10 de janeiro em qualquer escola da rede estadual.

Segundo a Seduc, os técnicos da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), juntamente com o órgão, estarão de plantão para melhor atender a demanda de novos alunos e evitar o congestionamento no aplicativo.

Acessos ao aplicativo
Segundo os dados da Prodam, o aplicativo Matrículas 2018 recebeu nos últimos 30 dias um aumento de 334% de usuários ativos. O mês de dezembro fechou com 17.238 instalações. Já o número de visitas e instalações começou a crescer no dia 1° de dezembro e teve seu pico no dia 15, registrando 2.635 instalações. Nos últimos sete dias foram registrado cerca de 3.910 instalações, totalizando 19.930 usuários ativos.

Para quem perder o prazo da matricula, a partir do dia 19 será disponibilizado para os retardatários o período para buscar as vagas na rede, inclusive quem procurar a Seduc mesmo com o ano letivo já em andamento poderá também se encaixar no ano letivo de 2018.

Para quem é aluno novo, é necessário ter um cadastro na rede pública de ensino, que já se encontra disponível nas ferramentas citado acima, os pais podem agilizar o cadastro para os dias destinados às matriculas.