Repiquete: nível do Rio Negro seca 19 cm na última semana

A informação foi confirmada pelo sistema de medição do Porto de Manaus

Manaus- O nível do Rio Negro secou 19 centímetros na última semana começando pelo dia 8, inicio do processo de ‘repiquete’ até esta terça-feira (14). A informação foi confirmada pelo sistema de medição do Porto de Manaus.

(Foto Reinaldo Okita/ Arquivo GDC)

Entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27), o nível do rio permaneceu em 12,70 metros e começou a se estabilizar. Do dia 28 de outubro ao dia 7 de novembro o nível das águas subiu 52 centímetros.

Já no dia 8 de novembro (inicio do repiquete) até esta terça-feira (14), o rio desceu 19 centímetros.

blank

(Foto: Divulgação)

Estiagem

Segundo dados do último boletim de estiagem, todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem em nosso estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.

A cota da Calha do Alto Solimões é de 2,02 metros, sendo que a cota mínima foi de -0,86 metros, no dia 11 de novembro. A cota da Calha do Rio Negro é de 13,04 metros, sendo que a cota mínima foi de 12,70, no dia 27 de outubro. Os dados das outras calhas também estão disponíveis no boletim.

Anúncio