Relembre os fatos que foram destaque no Amazonas, neste ano

Massacre no Compaj, governador cassado, adeus à Amadeu Teixeira, assassinato no Porão do Alemão e mais. Relembre o que foi destaque no Amazonas, em 2017

Manaus – O ano de 2017, no Amazonas, teve início, já no dia 1º, com um registro de rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e ocorrências entre detentos em outras unidades prisionais da capital. Naquele dia foi registrado a morte de 60 presos e a fuga de 225 do sistema prisional do Estado.  Já no primeiro dia do ano o Amazonas entraria para a história de forma negativa. Isso porque o massacre no Compaj foi o segundo maior do sistema prisional do País, ficando atrás do massacre do Carandiru, em São Paulo.

A cassação do governador do Amazonas José Melo e a eleição suplementar que deu o cargo a Amazonino Mendes também mobilizaram toda a população do Estado neste o ano. Foi a primeira vez na história do Brasil que um estado realizou eleição suplementar para a troca de Governador. Escândalos de corrupção na saúde e crimes bárbaros que chocaram o Estado também repercutiram na imprensa internacional.

Além disso, é claro, muita coisa boa chamou a atenção dos amazonenses durante o ano, como a passagem de grandes personalidades pelo Estado e a representação da capital em nível internacional (sim, teve Manaus no Rock In Rio).

E para lembrar o que foi destaque no Amazonas, em 2017, o Portal D24am reuniu as principais notícias na Retrospectiva D24am 2017. Confira:

Massacre no Compaj

blankNo dia 1º de janeiro deste ano, 56 presos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) foram assassinados por outros detentos durante uma rebelião, considerada a maior entre presos da história do País. No dia 2, foi registrada a morte de outros quatro detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e a fuga de 225 presos do Compaj e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). As ações dos presos, segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foram orquestradas pelo narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o ‘Zé Roberto da Compensa’, de dentro de uma penitenciária federal, motivadas pelo confronto entre facções criminosas atuantes no Estado. Já no dia 8, foram registradas mais quatro mortes na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa – unidade que foi desativada.

Queda de Afonso Lobo da Fazenda

blank

Em janeiro deste ano, Afonso Lobo foi exonerado do cargo de secretário de Fazenda do Estado após denúncias publicadas pela REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC). À época, o ex-secretário era sócio de uma empresa de perfumaria que obteve incentivos fiscais quando já estava ocupando a pasta e seus ex-sócios tinham contratos de fornecimento de medicamentos para o Estado. Também neste ano, em dezembro, Afonso Lobo foi preso pela Polícia Federal (PF) durante a operação ‘Estado de Emergência’.

Vivian no BBB

blankA edição do Big Brother Brasil (BBB) deste ano contou com a participação da amazonense Vivian Amorim. A advogada e ex-Miss Amazonas se tornou uma das favoritas ao prêmio de R$ 1,5 milhão e terminou o programa em segundo lugar, perdendo para a estudante gaúcha Emily Araújo. Vivian ganhou destaque no programa logo na primeira semana, quando conquistou a liderança junto com a aliada Mayara. A amazonense também formou um par romântico na casa com Manoel, com quem ainda manteve o relacionamento alguns meses após a competição.

Melo cassado pelo TSE

blank

Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação do governador do Amazonas, José Melo (PROS), e do vice, Henrique Oliveira (Solidariedade), por compra de votos na campanha eleitoral de 2014. O órgão também convocou novas eleições. Quem assumiu o cargo, até o resultado da eleição suplementar para o governo do Estado, que elegeu Amazonino Mendes, foi o presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida (PSD).

PM encontrado morto em invasão

blankEm maio deste ano, o corpo do soldado da Polícia Militar, Paulo Sergio Portilho, foi encontrado enterrado em uma cova, na invasão ‘Buritizal Verde’, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. O PM havia desaparecido 4 dias antes, após sair de casa para trabalhar como segurança particular, em uma pizzaria. No dia que o corpo foi encontrado, um incêndio, que ainda não foi totalmente esclarecido pela Polícia Civil (PC), destruiu mais de 30 barracos de moradores do local. Ao longo deste ano, a PC identificou 15 suspeitos de envolvimento no assassinato do soldado Portilho. Dentre os envolvidos, apenas um segue foragido, Fábio Barbosa de Souza, o ‘Índio’,  treze foram presos, e um foi encontrado morto.

Amazonino eleito governador do Amazonas

blankEm agosto, a eleição suplementar para governador, a primeira da História do País, elegeu Amazonino Mendes (PDT), e seu vice, Bosco Saraiva (PSDB), com 59,23% dos votos válidos, no segundo turno, após a cassação de José Melo. O governador eleito, para um mandato-tampão de 14 meses, com possibilidade de reeleição em 2018, concorreu no segundo turno contra Eduardo Braga (PMDB), que ficou com 40,77% dos votos.

Sabino sofre AVC

blank

O deputado federal Sabino Castelo Branco sofreu o Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, em agosto deste ano, tendo de ser submetido a duas cirurgias. Profissionais do Sírio-Libanês estiveram em Manaus para avaliar o estado de saúde do deputado e autorizaram o encaminhamento dele para a sede do hospital, em São Paulo. Sabino recebeu atendimento do médico renomado Roberto Kalil, diretor da divisão de cardiologia do Sírio e do Instituto do Coração. Nesta sexta-feira (29), Gedeão Amorim tomou posse no lugar de Sabino da Câmara dos Deputados.

Maquiador assassinado no Vieiralves

blankO maquiador João Felipe Oliveira Martins, 23, foi assassinado com quatro tiros, em agosto deste ano, dentro de um salão de beleza localizado no Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. Imagens do circuito de segurança do salão flagraram o momento do crime e mostram que o atirador entrou no local acompanhado de um mulher antes de efetuar os disparos. Segundo a Polícia Civil (PC), a ordem para executar o maquiador partiu de dentro da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e está relacionada com o tráfico de drogas.

A mãe de João Felipe, Maria da Paz de Oliveira Martins, 56, falou com a reportagem sobre o trabalho que o filho realizava como maquiador e o reconhecimento que tinha de suas clientes. “Meu filho era trabalhador. Ele tinha talento. Ele era uma pessoa invejada pelas pessoas porque ele conquistava os corações das clientes com o trabalho que ele realizava.”

Britânica assassinada em Coari

blankEm setembro deste ano, a atleta britânica Emma Kelty, 43, foi vítima de latrocínio – roubo seguido de morte -, em Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus), quando passava pelo Amazonas durante uma expedição. A atleta percorria o Rio Amazonas de caiaque e estava acampando em uma área de mata do município quando foi abordada pelos assaltantes e assassinada. O corpo da atleta nunca foi encontrado pela Polícia Civil (PC), e a suspeita é que tenha sido jogado no rio. Nas redes sociais, a mulher compartilhava todos os momentos da expedição, que teve início na nascente do rio, nos Andes peruanos, e tinha como destino o oceano Atlântico. Durante sua passagem pelo Estado, ela chegou a ‘prever’ a morte. “Vou ter meu barco roubado perto de Coari e morrer também”, disse no Twitter.

Manaus no Rock in Rio

blankA edição do Rock In Rio deste ano, realizada em setembro, pela primeira vez contou com a participação de uma banda amazonense: a Tudo Pelos Ares. O evento também teve o destino Manaus apresentado em um estande no ‘Rock District’, que ficou aberto à visitação durante todos os dias do festival.

O stand da capital, a única do País representada na Cidade do Rock, integrou o Projeto Amazonia Live, do RIR, que pretende plantar 3 milhões de árvores na Floresta Amazônica.

Seleção Brasileira treina na Arena

blank

Em setembro deste ano, a Seleção Brasileira de Futebol passou pela capital do Amazonas para realizar um treino aberto na Arena da Amazônia, antes de enfrentar a Colômbia em Barranquila, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O treino foi aberto a um público de 35 mil pessoas e contou com dois atletas amazonenses em campo, treinando junto com jogadores da Seleção. A passagem por Manaus contou, também, com a presença do craque Neymar.

 Casal corta grávida para retirar bebê

blank

Em outubro deste ano, um casal foi preso após dopar uma mulher, grávida de oito meses, e cortar a barriga dela para retirar o bebê, no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros a leste de Manaus). A mãe morreu. Joelma Keila Santana da Silva,22, e Alex da Silva Carvalho, 18, doparam e mataram a jovem Karoline do Canto Silva, 20. À polícia, Joelma disse que cometeu o crime porque queria um filho.

 

Cantor desaparece no Rio Negro

blank

O cantor e empresário Michael Lacerda, de 34 anos, desapareceu nas águas do Rio Negro, em outubro deste ano, após um procedimento de ré na lancha onde ele estava. Após 15 dias de procura, o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelo corpo de Michael, que era vocalista da extinta banda Tô à Toa e um dos sócios das lojas Arco Íris. Familiares e amigos participaram de uma missa de 7º dia em homenagem ao cantor, no dia 21 daquele mês. O inquérito da Marinha para apurar as responsabilidades pode levar até um ano para ser finalizado, segundo o órgão.

Sueca morre em queda de avião no AM

blankEm outubro deste ano, a ativista sueca Carolina Josefina Nyberg Steiser, de 29 anos, morreu após a queda de uma aeronave do Greenpeace Brasil, nas proximidades de Novo Airão (a 115 quilômetros a noroeste de Manaus). O avião estava sobrevoando o Arquipélago de Anavilhanas no momento do acidente. Estavam também no avião o piloto e outros três funcionários brasileiros da organização, que sobreviveram.

Anitta grava clipe na Amazônia

blank

Também em outubro deste ano, a Floresta Amazônica foi cenário para o clipe de ‘Is That For Me’, parceria de Anitta com Alesso. A cantora veio a Manaus para a gravação do videoclipe, que integrou o projeto #CheckMate, em que ela lançava um clipe por mês. Durante os trabalhos na capital, Anitta publicou vídeos e fotos em suas redes sociais e declarou: “Sem palavras para descrever a energia da Floresta Amazônica”.

Em cenas onde ela aparece dentro do rio, envolta por vitórias-régias, ela brinca: “Uma pergunta importante, temos cobras? Qual a chance da cobra vir aqui morder minhas nádegas?”.

Delegado assassina advogado no Porão do Alemão

blankNo último dia 25 de novembro, o delegado da Polícia Civil (PC), Gustavo Sotero, foi preso, após matar o advogado Wilson de Lima Justo Filho, 35, e atirar em mais três pessoas, entre elas a mulher do advogado, Fabíola Rodrigues, durante uma briga dentro da casa noturna Porão do alemão, na zona oeste de Manaus. O delegado segue preso. Imagens das câmeras de segurança do Porão do alemão flagraram toda a ação.

Morre Amadeu Teixeira

blank

Em novembro, o futebol amazonense se despediu da lenda Amadeu Teixeira. Carinhosamente chamado de ‘seu Amadeu’, o ex-treinador e dirigente dedicou sua vida ao América, clube que foi o seu grande amor. Aos 91 anos, Amadeu Teixeira estava internado no hospital Unimed, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul da capital, e precisou ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), após ser submetido a uma drenagem pulmonar. Mas sem mostrar melhoras no quadro, o desportista morreu vítima de falências múltiplas dos órgãos.

PSDB cria comissão para eleição prévia entre Arthur e Alckmin

blank

No dia 13 de dezembro, o PSDB informou que criou uma comissão, com membros indicados pelos pré-candidatos Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus, e Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, para realização da eleição prévia que vai escolher o nome a ser lançado pelo partido à Presidência da República em 2018. Ambos os pré-candidatos defendem que todos nos filiados votem. Atualmente, o PSDB possui cerca 1,2 milhão de filiados. Segundo informações divulgadas no ‘Blog do Josias’, do jornalista Josias de Souza, no UOL, a comissão escalada pelo PSDB prevê a realização de cinco debates entre os dois pré-candidatos, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Ex-governador cassado preso pela Polícia Federal

blank

Neste mês de dezembro, o ex-governador cassado José Melo foi preso pela Polícia Federal (PF) por receber parte da propina de dinheiro público desviado da saúde, estimada pela Controladoria Geral da União (CGU) em R$ 5,6 milhões, por meio de seu irmão, o ex-secretário de administração, Evandro Melo. Também foram presos os ex-secretários de Administração, Evandro Melo, e Wilson Alecrim, de Saúde, o ex-chefe da Casa Civil de Melo, Raul Zaidan, Afonso Lobo, da Fazenda, e o coronel da Polícia Militar (PM) Aroldo Ribeiro. Os presos foram liberados para cumprir prisão domiciliar, inclusive José Melo.

Anúncio