Manaus – Um evento com roda de conversa e oficinas marcou a abertura do mês da Consciência Negra, nesta sexta-feira (1º). Com o tema “Narrativas da Juventude Negra no Amazonas: Diálogos sobre Afirmação Identitária”, o encontro foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e movimentos sociais.

(Foto: Divulgação)
Ao longo do mês, diversos eventos serão realizados com o intuito de abrir o diálogo sobre as questões relacionadas à população negra no estado.
“Precisamos falar sobre as questões da população negra e refletir sobre os índices altos de racismo, e eu fico feliz de ver esse auditório cheio de adolescentes, porque é exatamente assim que a gente consegue fazer um trabalho bem feito. É por meio da juventude e da educação que nós podemos mudar esse cenário”, afirmou Edmara Castro, secretária executiva adjunta de Cidadania da Sejusc.
Confira a programação:
Dia 05/11
Ciclo de Palestras da Diversidade 2019
Horário: Das 13h30 às 17h
Local: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na Rua A, 351, Parque Dez de Novembro
Dia 19/11
9ª Caminhada de Conscientização Racial do Bairro da Compensa: “A Expressão da Beleza Afro Brasileira”
Horário: 15h
Concentração no Centro de Artes Yolanda Setúbal, Compensa 2
Dia 21/11
V Diálogo Inter-religioso
Horário: Das 13h30 às 17h
Local: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na Rua A, 351, Parque Dez de Novembro
Dia 22/11
Caminhada Contra o Racismo do Viver Melhor 2
Horário: 14h
Local: Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM VI) do Viver Melhor
Dia 23/11
Roda de Conversa Com Mulheres Negras
Horário: Das 9h às 13h
Local: Praça da Matriz, Centro de Manaus
Dia 27/11
III Noite Africana da Semed
Horário: 17h
Local: Parque do Idoso, na rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças