Manaus – A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) publicou, nesta quinta-feira (25), portaria que institui os procedimentos de segurança e rotinas carcerárias com as novas regras para visitantes. As mudanças começam a valer já neste fim de semana.
A partir de agora, as visitas comuns serão limitadas ao número de 250 visitantes por dia, em cada unidade prisional. Os detentos terão direito a receber dois parentes adultos ou um amigo, por dia de visita, a fim de propiciar as condições adequadas de revista, bem como para preservar a segurança e a disciplina dentro do presídio.

A suspensão das visitas foi necessária para a revisão dos procedimentos de segurança (Foto: Divulgação)
Neste fim de semana, excepcionalmente, a entrada de crianças até 12 anos não será permitida. O acesso será liberado para elas entre os dias 2 e 4 de agosto. Outra mudança, prevista em portaria, é a proibição em relação à entrada de alimentos nos dias de visita. A exceção fica por conta de visitantes com crianças, que poderão levar alimentos apenas para o consumo do menor.
Nos próximos dias, a Seap vai anunciar a implantação do sistema online de visitas. Com o uso da tecnologia, os familiares de detentos poderão marcar dia e hora das visitas e entrega de materiais de higiene.
Confira como ficou a agenda de visitação nas unidades!
CDPM 1
Sexta: Pavilhão 01;
Sábado: Pavilhões 03 e 06;
Domingo: Pavilhões 02, 05, anexo e enfermaria.
UPP
Sábado: Galerias: 01,02,05,06,07 e 11;
Domingo: Galerias: 03,04,08,09 e 10.
COMPAJ
Sábado: Pavilhão 01, 02 e Ala 02 do Pavilhão 03;
Domingo: Ala 01 do Pavilhão 03 e Pavilhão 05.
IPAT
Sábado: Pavilhão A e internos do projeto de remição de pena;
Domingo: Pavilhão C.
Relembre o caso
A Seap suspendeu as visitas no final do mês de maio, após uma briga entre integrantes de um grupo criminoso provocar a morte de 55 presos. As unidades afetadas pela medida foram: Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisório de Manaus 1 (CDPM 1) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).
A suspensão das visitas foi necessária para a revisão dos procedimentos de segurança, a reestruturação da portaria que regulamenta a entrega de materiais de higiene e a implementação dos módulos para agendamento de visitas nas unidades penitenciárias.
As visitas e entrega de materiais de higiene continuam normais no Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDMP 2) e nas unidades femininas (fechado e provisório).