Seduc: inscrições para processo seletivo de professores iniciam dia 23

Os candidatos poderão se inscrever gratuitamente pela internet, a partir das 10h, do dia 23 de dezembro até as 16h do dia 6 de janeiro de 2020

Manaus – A partir das 10h, do dia 23 deste mês, iniciam as inscrições para a contratação emergencialmente 2.868 professores temporários por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) 2019/2020 para a rede estadual de ensino. Como já havia adiantado o GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), nesta terça-feira (10), o governo do Estado publicou o despacho no Diário Oficial, da última sexta-feira (6).

Os candidatos poderão se inscrever gratuitamente clicando aqui, do dia 23 de dezembro até as 16h do dia 6 de janeiro de 2020, observado o horário oficial da capital. Ao todo, serão contratados 2.868 professores temporários e que irão atuar nas modalidades Ensino Regular, Educação Especial, Mediação Tecnológica e Unidade Prisional.

Os profissionais temporários ocuparão a maioria das vagas que não foram preenchidas pelo concurso público de 2018 e substituirão as contratações temporárias do PSS 2016. No total, com as duas convocações de concursados, a secretaria preencheu 4.026 vagas, restando, ainda,  necessidade de substituir 2.987 professores do antigo PSS.

Sede da Secretaria de Estado de Educação (Foto: Divulgação)

Das vagas ofertadas pelo processo, 293 são para a capital e 2.619, para o interior. Além disso, a secretaria irá formar um cadastro de reserva para que sejam chamados profissionais conforme a necessidade. Os professores começarão a atuar nas unidades de ensino do Estado no ano letivo de 2020, com carga horária de até 40h.

O PSS foi autorizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Concursados

O secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicente Nogueira, explicou que  a contratação emergencial não afeta a convocação dos concursados – que tiveram o cronograma de posse e lotação disponibilizado na última semana e seguem sendo atendidos normalmente pela secretaria.

“Chamaremos absolutamente todos os profissionais do magistério concursados dentro do número de vagas disponíveis e estamos trabalhando com o cadastro reserva para tal. Os temporários são profissionais que se submetem à seleção e, havendo necessidade, são convocados. Diferente dos concursados, cuja posse é definitiva”, frisou ele.

 

Anúncio