Semmas anuncia atualização do Plano de Arborização de Manaus

O anúncio foi feito durante o 1º Encontro Arborizando Manaus que teve o objetivo de unir todas as iniciativas que estão sendo realizadas na cidade

Manaus – No 1° Encontro Arborizando Manaus, na manhã desta quarta-feira (14), no Anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) anunciou o início dos trabalhos para a revisão e atualização do Plano de Arborização de Manaus, instituído pela Resolução nº 087/2016, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, o objetivo do encontro foi unir todas as iniciativas que estão sendo realizadas na cidade, para que se tenha a arborização que Manaus precisa e merece.

“Estamos no dia de hoje dando oportunidade para que as instituições com iniciativas de arborização que estão acontecendo, além da Semmas, possam reportar, contar, compartilhar o que está sendo feito e a gente possa unir todas essas ações. Ao mesmo tempo discutimos a revisão do nosso plano de arborização de Manaus, que foi instituído por uma resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente”, disse Antonio Stroski.

Ainda de acordo com o secretário da Semmas, esse encontro é uma das ações dentro do programa ‘Manaus Verde’ com o intuito de deixar a capital do Amazonas cada vez mais arborizada e com paisagismo urbano fortalecido.

Dentro do Manaus Verde, a Semmas continuará realizando outras ações voltadas ao meio ambiente, como doação de mudas de plantas frutíferas, medicinais, ornamentais e arbóreas.

A presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida, apresentou o projeto “Manaus para o Mundo Verde”, ao lado do vereador Antonio Peixoto, durante o 1° Encontro Arborizando Manaus, que contou, ainda, com  participação do vereador Amon Mendel (independente), cuja pauta de trabalho defende maios arborização na cidade.

Projetos

Além do “Manaus para o Mundo Verde”, outros projetos de arborização foram apresentados durante o evento como o “Manaus que te quero verde”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Instituto Soka; “Árvores do Asfalto”, da professora Yeda Arruda, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); “Arborização,  Áreas  Degradadas  e  Sauim  de  Coleira”, do professor Marcelo Gordo, da Ufam; “Galho Forte”, do vereador Amom Mandel e; o “Manaus Verde”, projeto da prefeitura e coordenado pela Semmas.

Participaram ainda do evento o vereador João Carlos; o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira; o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; os professores Hedinaldo Narciso (Ufam) e Alberto Vicentini, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); a coordenadora das Ocas de Conhecimento Ambiental da Semed, Érica Kelly Nogueira Amorim; além de Jean Dinelly, Tais Tiyoko e Rodrigo Yuiti, do Instituto Soka Amazônia e; da equipe da Semmas.

O grupo “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), foi o responsável em fazer o encerramento do evento, levando mensagens de conscientização ambiental por meio da música.

Plano

Durante o evento, o secretário da Semmas anunciou o início dos trabalhos para a revisão e atualização do Plano de Arborização de Manaus, instituído pela resolução nº 087/2016, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

“O atual plano estará disponível em nosso site da Semmas e os interessados podem fazer o download dele. As contribuições com sugestões, podem ser enviadas para o e-mail [email protected]am.gov.br“, informou o secretário.

Anúncio