Serviços odontológicos são retomados no Parque Municipal do Idoso

A ação oferece serviços de saúde bucal às pessoas idosas que não possuam condições financeiras de arcar com tratamentos dentários, ou que não vão regularmente ao dentista

Manaus – A ação que leva atendimento odontológico aos idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso e residentes da Fundação Doutor Thomas (FDT) foi retomado, nesta quarta-feira (13), em parceria com a UniOdonto, via “OdontoMóvel”. O objetivo é dar acesso a serviços de saúde bucal às pessoas idosas que não possuam condições financeiras de arcar com tratamentos dentários, ou que não vão regularmente ao dentista.

Serviços odontológicos são retomados no Parque Municipal do Idoso (Foto: Viviane Cristina / FDT)

A assistente social da FDT, Suelen Vasconcelos, conta que a parceria com a clínica UniOdonto é importante para a saúde das pessoas idosas e confirmou os próximos atendimentos.

“Uma vez por semana o OdontoMóvel vai ser instalado aqui no parque e também na Fundação Doutor Thomas. Os profissionais vão dar atenção total ao idoso oferecendo serviços como limpeza, análise da prótese dentária, e nesse caso, se precisa de alguma adaptação, por exemplo, além de checar a saúde bucal em geral, prevenindo o câncer na região”.

Além do serviço de limpeza, restauração e tártarectomia, o OdontoMovel também vai oferecer palestras de conscientização, com orientações da Doutora Alegria, personagem que a dentista Sanmyra Grimm interpreta, para ensinar que saúde bucal é coisa séria.

Atendimento

Os atendimentos do OdontoMóvel são destinados aos idosos que praticam atividades no Parque Municipal do Idoso e os residentes da Fundação Doutor Thomas. A lista de atendimento é feita por turmas e os interessados devem procurar o Setor de Admissão do parque para incluir o nome na lista.

A ação inicia às 9h30 e ao todo são realizados 12 atendimentos por dia, seis pela manhã e outros seis no período da tarde.

Recomendação

A cirurgiã-dentista da UniOdonto, Lídice Dantas, recomenda que os idosos visitem o dentista regularmente para evitar qualquer “surpresinha” desagradável, inclusive um câncer bucal.  “A maior parte das doenças começa pela boca, então se o idoso cuidar bem da higiene bucal, dificilmente ele adoece. Além de escovar os dentes, precisamos também escovar a língua, principalmente a língua”, apontou.

Anúncio