SES informa que Amazonas deve entrar nova onda de Covid-19

O secretário de Saúde informou que mais de 1 milhão de pessoas não completaram o esquema vacinal

Manaus – A Secretaria Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) prevê uma nova onda de Covid-19 no Estado. É o que informou o secretário do órgão, Anoar Samad. De acordo com o médico, há uma estimativa de que em 60 e 80 dias tenha aumento de casos e internações.

(Foto: Camila Batista / Semsa)

“Já atualizamos nosso plano de contingência com a certeza de que a necessidade de leitos de isolamento e cortes específicos para as duas condições irá aumentar e exigir novamente uma reorganização das unidades de todo nosso Sistema de Saúde. Será a terceira onda somente este ano”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Samad, é importante que as pessoas que não tomaram as demais doses da vacina, completem o esquema vacinal. Ele defende que o melhor momento para se vacinar é quando a doença não está circulando com intensidade.

“Por isso faço um novo apelo a toda a população: atualizem seu esquema vacinal, temos mais de um milhão de Amazonenses que não completaram suas doses. Não esperem as coisas piorarem para correrem todos ao mesmo tempo aos postos de vacinação como aconteceu ano passado”, afirmou.

Casos no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou, nessa quarta-feira (9), que foram registrados 210 novos casos, totalizando 620.456 casos da doença, com 2 óbitos encerrados por critérios clínicos, chegando a 14.366 mortes pela doença.

Segundo o Programa Nacional de Imunização, no Amazonas 8.363.605 doses foram aplicadas até a mesma data, sendo 3.329.118 de primeira dose, 2.804.010 de segunda dose, 74.145 com dose única, 1.604.129 de 1ª dose de reforço e 552.203 de 2ª dose de reforço.

Manaus

Até esta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Manaus, disponibiliza 75 pontos de vacinação contra a Covid-19. Os endereços e horários podem ser acessados no link.

A Semsa oferta a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta dose do imunizante contra a Covid-19, respeitando os públicos contemplados e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde. Se o usuário tiver dúvidas sobre qual dose tomar, ele pode fazer a consulta individual na plataforma Imuniza Manaus.

Anúncio