Sete ocorrências são registradas durante a chuva desta segunda-feira

Não houve vítimas nas ocorrências, que incluem deslizamento de barranco, tombamento de árvore, situação de rachadura em parede e três situações de risco de desabar

Manaus – A Central de Emergência 199 da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, da Prefeitura de Manaus, registrou no primeiro balanço fechado às 12h desta segunda-feira (30), sete ocorrências ocasionadas pela chuva desta manhã. Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média até o momento é de 37 milímetros para a cidade de Manaus.

Foram registradas duas situações de deslizamento de barranco, na Comunidade Nova Vitória; três situações de risco de desabar, nos bairros Tancredo Neves, Aleixo e Centro; um tombamento de árvore, no bairro Flores, e uma situação de rachadura em parede de residência, no bairro Compensa.

Cláudio Belém, secretário-executivo da Defesa Civil, reforçou que as equipes que atuam no atendimento das ocorrências continuam adotando cuidados em prevenção ao novo coronavírus (Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Divulgação)

O Departamento de Operação informa que não há vítimas nas referidas ocorrências e que todas as situações registradas já estão em atendimento. O Disk 199 está em funcionamento 24 horas.

Prevenção

O secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém, ressaltou que o trabalho de monitoramento continua sendo realizado 24 horas em parceria com os órgãos responsáveis pela medição de volume de chuva e previsão de tempo. “Estamos acompanhando sempre em parceria com o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), que nos repassa diariamente as previsões meteorológica, para que a gente possa em cima dessas informações e dos pluviômetros instalados na cidade realizarmos uma ação imediata de pronta resposta”, informou.

Belém também reforçou que as equipes que atuam no atendimento das ocorrências continuam adotando os devidos cuidados, em prevenção ao novo coronavírus, nas ações realizadas externamente. “Conforme a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, em relação às medidas de prevenção ao novo coronavírus, todos os nossos técnicos já estão atendendo as situações de emergência com todo o material preventivo necessário: máscaras, luvas e álcool gel para se proteger”, ressaltou.

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas Comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo ‘Prevenção’, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados. Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Anúncio