Manaus – O desligamento do sinal analógico ocorre nesta quarta-feira (30), e os aparelhos de televisão que não possuem o conversor digital embutido ou acoplado deixarão de acompanhar a programação de TV, na cidade de Manaus. Famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do governo federal, têm direito aos kits gratuitos de TV Digital e devem se apressar.

Sinal digital já está disponível em Manaus. Após o dia 30 de maio essa será a única forma de assistir a programação da TV aberta. (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)
Conforme dados da Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar o desligamento do sinal analógico no Brasil, até o momento, 239 mil pessoas retiraram os kits de TV Digital em Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea, correspondendo a 92% das entregas.
“Estamos próximos de atingir a meta estabelecida pelo prefeito Arthur Neto de digitalizar 95% dos domicílios da cidade”, destacou o titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Dante Souza.
Os pontos físicos para agendamento estão localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), por concentrarem o público prioritário da digitalização inseridos no Cadastro Único (CadÚnico).
Outros pontos estão no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e unidades de saúde, além do atendimento telefônico pelo número 147 (ligação gratuita) e pela internet.
Segundo a gerente regional da Seja Digital, Maisa Porto, foi feito um trabalho para que todas as informações sobre a mudança chegassem a população, antes do prazo limite. “O sinal digital já está disponível em Manaus. Após o dia 30 de maio essa será a única forma de assistir a programação da TV aberta”, lembrou ela.
Entrega dos Kits
Ao entrar em contato com a Seja Digital, é feito o agendamento da data, horário e local para a pessoa fazer a retirada do kit. A instalação será feita pelo próprio usuário que receberá as orientações da equipe técnica da Seja Digital.