Saiba os serviços que irão funcionar no feriado da Proclamação da República

Entre os serviços mantidos estão centrais de flagrantes da Polícia Civil e atendimentos de urgência e emergência de saúde

Manaus- Os serviços essenciais serão mantidos durante o feriado nacional da Proclamação da República, comemorado nesta quarta-feira (15). Entre os serviços mantidos estão centrais de flagrantes da Polícia Civil e atendimentos de urgência e emergência de saúde.

(Foto: Divulgação/Semcom)

O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais das áreas de saúde e segurança, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

Já no município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionará, normalmente, para atender a população nos casos de urgência, por meio do número 192. A maternidade Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, na zona oeste da capital, também atenderá no regime de plantão 24 horas.

A clínica de saúde da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, no bairro Lago Azul, zona norte, estará à disposição dos usuários que precisarem dos serviços assistenciais da rede básica, no horário das 8h às 18h.  A unidade ofertará vacinas do calendário básico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg).

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) funcionará das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437.

Confira os detalhes dos serviços no Estado:

Cidadania

O atendimento da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h durante a semana inteira.

Os serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) não irão funcionar neste feriado, retomando as atividades na quinta-feira (16).

As cozinhas e restaurantes populares do programa Prato Cheio e os Centros de Convivência administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) retornam normalmente com os atendimentos na quinta-feira (16).

Segurança Pública

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço.

Saúde

Estarão funcionando os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas não funcionarão neste feriado, retornando com os atendimentos na quinta-feira (16).

Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) irá retomar os serviços na quinta-feira (16). As fiscalizações de trânsito permanecem normalmente.

Educação

As escolas da rede estadual não terão aulas neste feriado durante os períodos matutino, vespertino e noturno, assim como as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) e Centro Estaduais de Tempo Integral (CETI).

Cultura

Os centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro assim como o Teatro Amazonas, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, funcionarão das 09 às 13h neste feriado. A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambas localizadas também no Largo de São Sebastião, funcionarão normalmente, das 15h às 20h.

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia e a Biblioteca Pública do Amazonas estarão fechados para visitação. O Palacete Provincial, onde se encontram o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Numismática Bernardo Ramos e a Pinacoteca do Amazonas, estarão fechados para manutenção.

Confira os detalhes dos serviços no município:

Sine Manaus

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus, estarão suspensos durante o feriado.

As atividades retornam normalmente na quinta-feira, (16). Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O shopping Phelippe Daou, bairro Jorge Teixeira, zona leste, e as galerias populares Espírito Santo e Remédios, Centro, zona Sul da capital, funcionarão das 8h às 14h.

Feiras

Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc), as feiras e mercados municipais vão funcionar em horário reduzido.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, estará aberto até as 12h.   As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionam das 4h às 12h. A feira municipal do Produtor, da zona Leste, abre as portas das 4h às 12h. A feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul, recebe o público das 4h às 13h. Já o tablado do peixe, na mesma feira, funciona das 18h às 6h do dia 15/11.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estará com cem trabalhadores, em regime de plantão, para assegurar os serviços de capinação, lavagem, varrição das ruas e avenidas de todas as zonas de Manaus.

Anúncio