Tecnologia 5G chega a Manaus e promete alcançar 38 bairros

Rede chega com uma cobertura de 32% da população da capital. Velocidade de navegação pode ser até 100 vezes maior que a 4G

Manaus – A tecnologia 5G em Manaus estará disponível em 38 bairros de Manaus, o que corresponde a cobertura de cerca de 32% da população da capital.

(Foto: Agência Brasil)

Segundo Graciela Berlezi, Diretora de Vendas da TIM na região Norte, o Amazonas é um estado que recebe altos investimentos em infraestrutura e novas tecnologias. “A nova tecnologia, sem dúvidas, será um diferencial na sociedade, não só o dia a dia das pessoas, mas também a economia do país,”, afirma.

A operadora disponibilizará a rede 5G apenas para sua base de clientes. Na quinta, 6, a Anatel liberou a ativação do sinal para as operadoras que participaram do leilão e cada uma terá sua estratégia de atuação.

Em breve, a nova rede será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado e cronograma da Anatel. Além da chegada do 5G em Manaus, a operadora também está à frente na cobertura 4G e o objetivo é cobrir 100% dos municípios até 2023. As demais cidades do Amazonas terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel.

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até cem vezes mais veloz que a rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.

Outra grande vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação.

As demais cidades terão o 5G ativado de acordo com o cronograma determinado pela Anatel. O calendário prevê que todo o país esteja coberto com a tecnologia 5G até o final de 2029. As primeiras cidades beneficiadas são as 27 capitais e, conforme liberação da agência, são depois contempladas cidades com até 500 mil habitantes, evoluindo para 300 mil e assim por diante. A meta é chegar em todo estado. No Brasil, o plano de investimento em infraestrutura da operadora, que inclui o 5G, é de R$ 4,8 bilhões em 2022, ou aproximadamente R$ 14 bilhões entre 2022 e 2024.

Em Manaus, a tecnologia 5G alcança os seguintes bairros:

Educandos
Presidente Vargas
Japiim
Dom Pedro I
Planalto
Morro Da Liberdade
Cachoeirinha
Santa Luzia
Da Paz
Alvorada
Petrópolis
Flores
São Francisco
Nossa Senhora Das Graças
Nossa Senhora Aparecida
Raiz
Cidade Nova
Nova Esperança
São José Operário
Glória
Lírio Do Vale
Vila Da Prata
Aleixo
Zumbi Dos Palmares
São Geraldo
Colônia Santo Antônio
São Raimundo
Santo Antônio
Compensa
Ponta Negra
São Jorge
Centro
Redenção
Praça 14 De Janeiro
Parque 10 De Novembro
Chapada
Santo Agostinho
Adrianópolis

Anúncio