Tempestade com ventos de até 80 km/h causa prejuízos em Manaus; veja vídeos

Foram registrados naufrágios, alagamentos, deslizamentos de terra, destelhamentos e tombamento de árvores

Manaus – A ventania decorrente da chuva que caiu na capital amazonense causou diversos transtornos na manhã desta segunda-feira (27). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ventos de 50 a 60 km/h com picos de 80km/h. Ao todo, foram registradas 10 ocorrências pela Defesa Civil em vários bairros de Manaus, entre alagamentos, deslizamentos de terra, desabamento de muro, destelhamento de casa e tombamento de árvores.

Entretanto, mais transtornos causados pela chuva foram registrados em vídeos divulgados nas redes sociais. A chuva causou prejuízos em portos de Manaus e também causou naufrágio parcial de embarcações que estavam ancoradas.

Um posto de gasolina também teve parte do forro arrancado com os fortes ventos. Um gradeado caiu na no bairro Distrito Industrial e bloqueou um dos sentidos da vida. A força do vento também derrubou conteineres que estavam empilhados em um porto particular localizado na zona Leste da capital.

Segundo registro da Defesa Civil, um barranco deslizou na rua Criciúma, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Um muro desabou na avenida Djalma Batista, bairro Chapada. Houve registros de Casas destelhadas na Rua 9, Conjunto Boas Novas, na Rua travessa Presidente Dutra, bairro São Raimundo, Rua Wilkens de Mattos, bairro Nossa Senhora Aparecida e beco Vista Alegre, no bairro Educandos.

José Mendes, Chefe de divisão de resposta da Defesa Civil, falou sobre o atendimento às ocorrências.

Também houve registro de tombamento de árvores sobre casa na Rua Sargento Apolo, antiga rua 10, bairro Flores e na Rua Dr. Theumario Pinto da Costa, bairro Chapada. Também houve registro de alagamento na rua 28 de agosto, bairro Jorge Teixeira.

Nota Amazonas Energia

A Amazonas Energia divulgou nota informando que o temporal que afetou vários pontos da cidade e danificou equipamentos. Confira a nota:

“Amazonas Energia informa que na manhã desta segunda (27), ocorreu um temporal com fortes rajadas de ventos e descargas atmosféricas na cidade de Manaus e interior do Amazonas , o que ocasionou danos com vegetação e objetos lançados sobre a rede elétrica, danificando vários equipamentos. A forte chuva afetou vários pontos da cidade, 63 alimentadores foram desligados, em torno de 20% […] atingindo aproximadamente mais de 380.000 clientes, 30% de clientes da capital. Informamos também que as cidades de Manacapuru e Iranduba estão sem energia elétrica no momento. Equipes já estão atuando para restabelecer o sistema. Ressaltamos que nossas equipes foram reforçadas para atender todas as demandas extras causadas pelo temporal. As demandas podem ser registradas em nossos canais de atendimento (call center 0800 701 3001, app e site), que estão disponíveis 24h. A Amazonas Energia agradece a compreensão de todos e continua trabalhando 24 horas por dia para restabelecer o sistema elétrico no menor espaço de tempo possível.”

Veja os vídeos:

Anúncio