Terminal Pesqueiro de Manaus será reformado, anuncia Ministério da Agricultura

A estrutura foi entregue pelo governo federal em 2010. Por apresentar falhas na obra, o local não funcionou efetivamente e foi abandonado

Manaus – O Terminal Pesqueiro Público de Manaus recebeu, na manhã desta segunda-feira (24), uma visita técnica de inspetores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Ministério da Agricultura, para levantamento técnico das condições da estrutura do local. O Terminal Pesqueiro está localizado no Beco Rio Negro, bairro Educandos, zona sul da capital.

A estrutura foi entregue pelo governo federal em 2010. Por apresentar falhas na obra, o local não funcionou efetivamente e foi abandonado.

Membro da equipe de relações institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Jhosnny Santos explicou que foi realizada uma avaliação visual no local, que ele considera estar em boas condições.

“A gente recomenda que seja feito um laudo estrutural, justamente para verificar as acomodações da estrutura. Em algumas partes é preciso fazer reparos, como parte do piso que está cedendo um pouco. Sem esse laudo a gente não pode dar um parecer técnico mais viável e uma pontualidade. O não uso da estrutura pode ter causado a aparição dessas patologias, mas a parte estrutural está aparentemente boa”, disse Jhosnny Santos.

Por apresentar falhas na obra, Terminal Pesqueiro não funcionou efetivamente e foi abandonado (Foto: Laurismar Sampaio/GDC)

Perguntado sobre o tempo de manutenção necessário no local, Santos informou que não há previsão do prazo de entrega, mas disse que a partir desta vistoria e com recomendação de solicitação do laudo será possível viabilizar uma intervenção na estrutura do Terminal Pesqueiro Público.

O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressista) ressaltou que o local, durante à noite, é alvo de exploração sexual de crianças e adolescentes, além do tráfico de drogas. Segundo ele, o local precisa de uma intervenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), junto com a Polícia Militar, para que deixe de ser alvo dos crimes. “Nesta terça-feira (25) teremos uma reunião com o secretário de segurança para que possam agir dentro do terminal pesqueiro, colocando uma câmera do Ciops e, obviamente, a Polícia Militar (PM),” disse o parlamentar.

Conforme o chefe de aquicultura e pesca, Vinícius Lopes, desde quando o Terminal Pesqueiro Público de Manaus foi incorporado ao programa de parceria de investimentos da Presidência da República, em maio de 2020, a estrutura recebeu uma série de intervenções por parte da Superintendência da Agricultura no Amazonas e da Secretaria de Aquicultura e Pesca, além de outras instituições dos governos federal e estadual para preparar o equipamento para o processo de concessão.

“A ideia da visita foi justamente para que nós pudéssemos fazer um levantamento real das condições estruturais do equipamento público e saber quais serão as providências que o governo vai precisar para corrigir possíveis danos, para ser entregue em iniciativa privada”, explicou Vinícius Lopes.

Segundo Lopes, o processo de reforma do terminal será realizado em diversas etapas. As equipes farão outras intervenções quanto ao funcionamento do equipamento público junto aos interessados, como pescadores artesanais, aquicultores e comerciantes de pescado em geral.

Anúncio