Trabalho infantil: cerca de 40 vítimas são identificadas em Manaus

O número de atendimentos é referente aos primeiros quatro meses deste ano, segundo a Semmasdh. Outras 20 denúncias foram realizadas no mesmo período

Manaus – Cerca de 40 crianças vítimas da exploração do trabalho infantil receberam acompanhamento do serviço de assistência social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), nos primeiros quatro meses deste ano. O órgão informou que outras 20 denúncias foram realizadas no mesmo período, pelo Disque 0800 6644 e 0800 1407.

Os condutores serão orientados a denunciarem o trabalho infantil (Foto: Danilo Mello/Acervo-DA)

A reparação de veículos, venda de bombons nos semáforos, situação de mendicância e malabares foram eleitas pelo órgão como as atividades com maior incidência identificadas em Manaus.

Em média, cinco queixas apontando a exploração foram feitas, por mês, pelo Disque-Denúncia do município, que registrou 20 casos de violação de direitos de trabalho infantil entre janeiro e abril deste ano.

Dados do mesmo período indicaram que nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Semmasdh, pelo menos 40 crianças e adolescentes receberam atendimento após sofreram a violação de direito, conforme o órgão.

Campanha

A Semmasdh promove, nesta terça-feira (12), em que se recorda o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma panfletagem de sensibilização para condutores. A ação será nas sinaleiras do entorno da rotatória do Eldorado, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, a partir das 8h30.

Os condutores serão orientados a denunciarem o trabalho infantil pelos canais de denúncia municipal, além de alertar os motoristas a não darem dinheiro e contribuir com a exploração, segundo informou a secretaria.

O dia 12 de junho foi definido pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que vem promovendo ações públicas e de ONGs para a luta contra a exploração do trabalho infantil, problema social que já se aproxima do tráfico ilícito de armas e drogas.

Anúncio