Alvarães- Moradores registraram o momento em que ondas se formaram no Rio Solimões nas proximidades do município de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus). O fenômeno “terras caídas” que são comuns durante a seca na Amazônia assustou ribeirinhos da região.
Nas imagens é possível ver ondas se formando como uma espécie de Tsunami. Em uma dos vídeos uma testemunhas afirma: “Terra caída cara, olha o tamanho da onda”, diz o homem enquanto outras pessoas olham a cena e ficam assustadas.
Em outro registro um morador ainda afirma: “As pessoas assustadas e as canoas no fundo”, diz. Nas imagens é possível ver alguns ribeirinhos tentando pegar as barcos que estão na beira do rio.
Um outro vídeo mostra ainda como ficou um barranco após o fenômeno ‘Terras caídas”. Segundo um morador, nunca houve uma quebra de barranco como está registrado neste ano na região.
O fenômeno ‘Terras caídas” acontece quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas”, até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.
No ano passado o fenômeno atingiu o município de Beruri (a 173 quilômetros a sudoeste de Manaus) e fez uma vila do município ‘sumir do mapa’ com a queda de barranco. O deslizamento arrastou cerca de 40 casas para dentro do rio e deixou mortos e feridos.
Veja vídeos: