UBS Fluvial leva serviços de saúde e prevenção à Covid-19 a ribeirinhos

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é de que pelo menos quatro mil pessoas, de 40 comunidades, sejam atendidas em nove dias de viagem que a unidade fluvial deve percorrer

Manaus – Como parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dr. Antonio Levino chegou nesta sexta-feira (29), à Comunidade Bela Vista do Jaraqui, a maior entre as 15 da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no rio Negro. Além dos serviços básicos de saúde oferecidos pela Prefeitura de Manaus, as quase cem famílias da área tiveram acesso a testes rápidos para a Covid-19.

“Onde houver um cidadão manauara, vamos levar os serviços básicos da prefeitura, principalmente, em um momento que nos exige forças para enfrentarmos esse vírus. Aproveito para agradecer também aos nossos valorosos profissionais de saúde, guerreiros e guerreiras que estão na linha de frente desse combate, no caso da UBS Fluvial, até abdicando de tempo com suas famílias, para levar saúde aos cantos mais distantes Manaus”, declarou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Entre as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde está a testagem de pacientes com suspeitas de Covid-19 (Foto: Alex Pazuello/Semcom/Divulgação)

A UBS Fluvial iniciou a missão de levar os serviços de saúde às comunidades na última quarta-feira (27), e seguirá em viagem até a próxima quinta-feira (4). A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelo serviço, é de que pelo menos quatro mil pessoas, de 40 comunidades, sejam atendidas em nove dias de viagem que a unidade fluvial deve percorrer.

“Essa pandemia é algo novo, que estamos aprendendo a lidar. Nesse primeiro momento, nossa prioridade são pessoas que apresentam alguma síndrome respiratória, sintomas como gripe e falta de ar, sem esquecer os demais, claro. Esse período é complicado, porque mesmo os ribeirinhos estando em localidades distantes, têm o costume de ir a Manaus. É preciso todo um cuidado”, observou o diretor da UBS Fluvial, Assis Cavalcante, servidor da Semsa há 15 anos, reforçando ainda o agradecimento aos colegas de saúde.

Entre os demais serviços oferecidos pela UBS Fluvial, além de testes para a Covid-19, estão atendimentos médicos, pré-natal, entrega de medicação, vacina contra a influenza, exames de gravidez, testes de HIV e sífilis, entre outros. A equipe conta com 14 profissionais de saúde, incluindo médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e farmacêutico.

Assistencialismo

A Comunidade Bela Vista do Jaraqui fica há, aproximadamente, uma hora de lancha da área urbana de Manaus, partindo da marina do Davi, no bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade. No local, residem, segundo os líderes comunitários, 108 famílias, que somam mais ou menos 300 pessoas, das quais pelo menos 40% apresentaram algum sintoma, como febre, tosse e dor de cabeça.

Leonildo Pinheiro Lima, 66, é um desses moradores. Morando na comunidade há 28 anos, ele fez o teste para Covid-19 e resultou negativo. Acompanhado da esposa, dona Maria Francisca, aproveitou para fazer outros exames e receber medicações. Além de cuidar, ele defende que o melhor “remédio” para evitar o contágio da doença, é reforçar a higiene e manter o isolamento social.

Anúncio