Manaus – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciaram, nesta quinta-feira (19), que as suas atividades acadêmicas e administrativas serão suspensas presencialmente devido à fumaças das queimadas no estado.
Por meio de um comunicado, a Gestão Superior da UEA, seguindo a orientação do Grupo Gestor de Enfrentamento à Estiagem, Mudanças Climáticas e Ambientais, a suspensão das atividades ocorrem nos dias 19 e 20 de setembro, tanto na capital quanto no interior do estado.
A decisão foi tomada devido aos altos níveis de poluição do ar registrados pela plataforma Selva, com índices superiores a 125 mcg/m³ em algumas áreas do estado.
A Ufam também emitiu uma portaria autorizando que as atividades acadêmicas e administrativas podem ser realizadas de forma remota a partir d2 12h desta quinta-feira (19) até o dia 21 de setembro. A decisão está na portaria assinada pelo reitor Sylvio Pulga.
Durante esse período, as Universidades realizarão suas atividades de forma remota para minimizar os impactos causados pela suspensão das atividades presenciais.