Ufam cadastra voluntários do AM para ajuda humanitária ao povo Yanomami

Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária em Roraima

Manaus – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e outras universidades da Amazônia estão cadastrando voluntários da comunidade acadêmica (técnicos, professores e acadêmicos) para se juntam às ações de ajuda ao povo Yanomami. O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária em Roraima.

(Foto: Lula Marques / Divulgação)

A participação voluntária é por meio de cadastramento para uma das diversas frentes de atenção, cuidado e assistência aos Yanomami que se encontram em condições precárias de assistência alimentar, de saúde e sanitária. A ideia é formar uma equipe multidisciplinar entre as instituições da região para o atendimento imediato e posterior aos indígenas.

Para isso, as instituições estão cadastrando pessoas que possam se dedicar a um esforço conjunto. As informações dos voluntários e suas áreas de atuação serão repassadas, via Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), às autoridades competentes do Executivo Federal para as devidas providências nos momentos oportunos.

Em nota, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Amazônia lamentam a situação dos povos originários e reiteram sua permanente disposição para, junto com os demais setores da sociedade, atuar pela efetiva atenção aos seus direitos.

Confira o link para cadastramento no SOS Yanomami.

Anúncio