Usuários do SUS passam a contar com atendimento nutricional por teleconsulta

O serviço dará continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outras condições, que requerem atenção à ingestão dos alimentos no dia a dia

Manaus – Até o dia 31 de agosto os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter atendimento nutricional por meio não presencial. O serviço de teleconsulta com nutricionista será disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, para assegurar o acesso dos usuários do sistema ao cuidado integral oferecido na Atenção Primária à Saúde de Manaus, durante a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

“É mais uma medida que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde coloca à disposição dos usuários. Nesse caso, usuários que necessitam de atendimento nutricional, mesmo durante o isolamento social orientado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como medida preventiva ao novo coronavírus”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Serviço será disponibilizado pela Prefeitura de Manaus (Foto: Luís Henrique Oliveira/GDC)

A iniciativa considera, ainda, o reconhecimento, por parte do Ministério da Saúde, da utilização da telemedicina, e a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que determina a possibilidade, em caráter excepcional, do atendimento nutricional por teleconsulta.

As ferramentas on-line permitem aos nutricionistas a realização de teleconsultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outras condições, que requerem atenção à ingestão dos alimentos no dia a dia.

Na modalidade de consulta realizada a distância, o nutricionista pode, com auxílio da tecnologia (internet, aplicativos e plataforma on-line), oferecer atendimento na Atenção Básica. Com isso, a Semsa evita o deslocamento dos pacientes com mobilidade reduzida, debilitados, com dificuldades financeiras para custear as despesas com transporte e da maioria dos usuários que se encontram atualmente em isolamento social como medida preventiva ao colapso do sistema de saúde.

Anúncio
Anúncio