Vacinação chega para pessoas acima de 40 anos neste fim de semana

A ação contará com 64 locais de vacinação distribuídos pela capital, incluindo 56 salas de imunização nas UBSs, com funcionamento das 9h às 17h

Manaus – Equipes técnicas estiveram reunidas na quinta-feira (10), na sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), na zona Norte, para estabelecer estratégias operacionais para a vacinação contra a Covid-19, da população de 40 anos ou mais, que será intensificada com uma grande mobilização neste fim de semana.

Vacinação chega para pessoas acima de 40 anos nesta sexta-feira. (Foto: Valdo Leão / Arquivo Semcom)

A ação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz parte da campanha ‘Vacina Amazonas’, que visa a ampliação da imunização na capital neste momento e que, posteriormente, será estendida aos demais municípios. A iniciativa, estima vacinar aproximadamente 214 mil pessoas em Manaus.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que serão disponibilizadas 56 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco pontos estratégicos montados pela Semsa, para atender a população a ser vacinada.

A FVS-AM irá disponibilizar ao município os imunizantes, enviados pelo Ministério da Saúde, e coordenar a entrega das doses da vacina, além de manter os vacinadores que já atuam na campanha de imunização.

Postos

A ação contará com 64 locais de vacinação distribuídos pela capital, incluindo 56 salas de imunização nas UBSs, com funcionamento das 9h às 17h. Desses espaços, três funcionarão por 32 horas, ininterruptamente, das 9h de sábado às 17h de domingo, para assegurar o cumprimento da meta de vacinação, que será divulgada em breve. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que a Polícia Militar estará com efetivo e viaturas para garantir a segurança nos locais de vacinação.

Conforme o planejamento estadual e municipal, no sábado, 12, será vacinada a população de 45 a 51 anos e no domingo,13, a faixa etária de 40 a 44 anos. Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), demonstrando que residem em Manaus.

A orientação para o público, segundo a secretária Shádia Fraxe, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação. Para isso, basta acessar o sistema, escolher a opção “Cadastro do Cidadão” e informar os dados solicitados.

Anúncio