Vacinação contra Influenza é ampliada para todas as faixas etárias no Amazonas

Doses foram distribuídas para todo os municípios do Estado

Manaus – A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi ampliada e passa a contemplar todas as faixas etárias, a partir de 6 meses de idade. Os vacinados serão imunizados contra a doença com as doses disponíveis no estado que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. A cobertura vacinal da campanha está em 35,8% no Amazonas.

Vacinação contra Influenza é ampliada para todas as faixas etárias no Amazonas. (Foto: Agência Brasil)

Até esta terça-feira (06), as maiores coberturas vacinais da campanha são de puérperas (66,6%), seguido por povos indígenas (60,3%), trabalhadores da saúde (60%), gestantes (55,4%), crianças (46,1%), idoso (30,2%). Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Grupos prioritários

São considerados prioritários os grupos das pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias no pós-parto), indígenas, trabalhadores da saúdepessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Ao longo desta semana a imunização, que teve início no mês de abril, segue nas 171 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Dia D (dia 10 de julho) ganha postos de vacinação alternativos em supermercados, shoppings, feiras e outros locais de grande circulação de pessoas, com funcionamento das 8h às 16h.

Doses aplicadas

No Amazonas, os municípios que possuem maiores coberturas vacinais contra a Influenza são: Tonantins (93,6%); Santa Isabel do Rio Negro (82%); Alvarães (63,8%); Careiro (58,1%); Benjamin Constant (56,1%); Humaitá (55,2%); Santo Antônio do Içá (53,7%); São Gabriel da Cachoeira (53,2%); Itapiranga (51,1%) e São Paulo de Olivença (46,5%). A cobertura vacinal da capital, Manaus, é de 38%.

Anúncio