‘Vamos trabalhar em harmonia com os poderes’, diz Yara Lins em discurso de posse

Em seu discurso de posse, Yara Lins destacou sobre as tarefas que pretende executar na nova gestão

Manaus- Autoridades de Manaus marcaram presença nesta sexta-feira (1°),  na solenidade de posse da conselheira Yara Lins como nova  presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio de 2024/2025, no Teatro do Amazonas. Em seu discurso de posse, Yara Lins afirmou que pretende trabalhar em harmonia com os poderes do Estado.

(Foto: Divulgação/ TCE-AM)

Em seu discurso de posse, Yara Lins destacou sobre as tarefas que pretende executar na nova gestão.

“Vamos trabalhar com afinco para construir o futuro, pretendo fazer nessa segunda gestão um trabalho melhor ainda do que foi feito na primeira. Vamos atuar no controle externo de maneira eficaz em proporcionar benefícios a Manaus e aos municípios do Amazonas. Destaco que o tribunal não deve ser só comitivo, deve ter orientação pedagogica para que os gestores possam ser orientados para evitar falhas. Vamos reativar a teleauditoria para proporcionar apoio aos procedimentos legais evitando custos como os deslocamentos até a capital. Nós já alcançamos excelentes resultados com esses projetos e tenho certeza que com comprometimento vamos alcançar resultados melhores com eficiência, eficácia e agilidade nos processos”, enfatizou a conselheira.

A conselheira afirmou ainda que pretende trabalhar em harmonia com os poderes do Estado.

“Criaremos a ouvidoria da mulher para ouvir aquelas que precisam da nossa ajuda para combater a violência e o preconceito. Vamos criar comissões para colocar todos os processos em dia. Buscando harmonia entre os poderes. Quero assegurar aos colegas servidores que vamos trabalhar com harmonia, dedicação e transparência para que todos trabalharem felizes com liberdade e respeito”, afirmou Yara Lins.

Yara Lins concluiu afirmando estar convicta na construção de uma história integra.

“Hoje assumo como presidente mais uma vez e que esse momento me ensine mais uma vez como servidora a sonha alto. A nossa casa é de todos nós e juntos podemos sonhar com avanço, melhorias e respeito. Que bençãos sem medidas sejam derramadas a cada dia e que a nossa força e fé sejam inabaláveis para a construção da história que estou convicta que será integra”, concluiu a conselheira.

blank

(Foto: Divulgação/ TCE-AM)

Autoridades comparecem ao evento

Os conselheiros Luis Fabian, Josué Cláudio, Mario Mello e Júlio Pinheiro também foram empossados como o novo corpo diretivo do Tribunal para o biênio 2024-2025.

O conselheiro Josué Cláudio Neto, empossado como novo corregedor do TCE, falou sobre o papel da corregedoria.

“Ter uma mulher como presidente do TCE é um fato histórico que passa a sociedade como um todo que entendemos que a mulher cada vez mais tem conquistando seu espaço e está a tente de um tribunal de contas do estado, não só por ser mulher, mas pelo que representa a experiência da conselheira. O trabalhadora da corregedoria é muito técnico, onde as regras e as leis acordadas em todas a instituições . No TCE não será diferente do que faz as outra instituições que cumpre com esse papel. A corregedoria nesse próximo biênio vai tratar seu servidor com muito reprojeto e analisando de forma técnica o que requeira seu trabalho”, disse.

A senadora Soraya Thronicke veio ao Amazonas especialmente para prestigiar a posse de Yara Lins. As duas estreitaram relações após Thronicke entregar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o caso sobre agressão denunciando por Yara que acusou o conselheiro Ari Moutinho de proferir palavras de baixo calão contra ela.

“Falar da Yara pra mim é fácil porque estreitamos as relações no último tempo. Ela é uma mulher de coragem, experiente. Acima de tudo sabemos que no nosso país não é fácil mulheres atingirem altos postos de poder como é o Tribunal de Contas do Estado. Vim prestigiar porque precisamos de mais mulheres e tenham certeza que mulheres administram muito,muito bem.”

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André, também esteve presente na solenidade de posse e falou sobre a relação institucional entre o órgão e o TCE-AM.

“A relação institucional será a melhor possível. a conselheira já esteve a frente e atuou de forma brilhante. Nós estamos a frente do parlamento municipal agora e será o melhor possível”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Roberto Cidade, reforçou que a relação do órgão com o TCE se manterá da melhor forma possível.

“[O TCE e a ALE] tem uma relação institucional que a gente sempre trabalha e responde o TCE da melhor forma. todos os projetos que vão para ALE a gente sempre busca analisar da melhor forma que delibere o trabalhos dos dois órgãos”, disse.

Em nome dos conselheiros da Corte de Contas amazonense, o novo corregedor-geral, Josué Cláudio, desejou à nova presidente da casa uma ótima nova gestão e também destacou a grande representatividade que é uma mulher assumir, pela segunda vez, a liderança do Tribunal de Contas do Amazonas.

“É uma grande alegria presenciar a nova posse da conselheira Yara Lins dos Santos que, enquanto mulher manauara, alcançou novamente o ápice de sua trajetória, demonstrando valores, responsabilidade e respeito. A sua segunda gestão é testemunho de sua competência. Graças a sua força e coragem, milhares de mulheres se sentem encorajadas a não desistir perante dificuldades. Uma frase que descreve bem sua trajetória no TCE. Uma trajetória de comprometimento, respeito às pessoas e amor à causa pública”, disse o novo corregedor-geral da Corte.

Trajetória

A nova conselheira-presidente possui histórico de vida intimamente ligada à Corte de Contas amazonense. Formada em Direito e Ciências Contábeis, Yara Lins completa, em 2024, 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas. Ingressando como taquígrafa em 1975 por meio de concurso público, Yara passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.

Como primeira mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, a gestão da conselheira no biênio 2018-2019 foi marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços, responsável por consolidar o Tribunal como referência na área tecnológica em âmbito nacional.

Durante os dois anos em que esteve na gestão da Corte, realizou importantes projetos na área da tecnologia da informação, como a inauguração de um dos data centers mais estruturados da Região Norte, com novas plataformas e melhorias no processamento e armazenamento de dados, o que permitiu o TCE-AM a trabalhar, normalmente, durante o período de pandemia.

Outro ponto importante na gestão de Yara Lins foi a valorização e cuidado com o servidor. A humanização da gestão, marca registrada da conselheira, passou pelos servidores efetivos, comissionados, estagiários, e prestadores de serviços. Uma das comprovações desse aspecto humano foi a reestruturação do setor médico do Tribunal, que ganhou reformas e aquisição de materiais capazes de melhorar a qualidade de vida dos servidores.

‘Vamos contribuir muito’, afirma Yara Lins em cerimônia de posse do TCE-AM

Anúncio