Manaus – Um vazamento de 30 toneladas de emulsão asfáltica atingiu parte do Rio Negro, na madrugada deste domingo (31), nas proximidades do Porto de São Raimundo, bairro São Raimundo, zona sul da capital. A informação foi confirmada pelo fiscal Hemógenes Rabelo, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
- Vazamento da emulsão asfáltica ocorreu, neste domingo (11) (Foto: Divulgação/Ipaam)
- Vazamento da emulsão asfáltica ocorreu, neste domingo (11) (Foto: Divulgação/Ipaam)
- Vazamento da emulsão asfáltica ocorreu, neste domingo (11) (Foto: Divulgação/Ipaam)
De acordo com Rabelo, a Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda., responsável pelo vazamento, já foi notificada. O derramamento ocorreu a partir de um caminhão da empresa que estava prestes a embarcar no porto. A emulsão asfáltica acabou escorrendo para a tubulação de água e foi levada para dentro do rio. Equipes do Ipaam estão no local para iniciar o processo de contenção.
Segundo o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Daniel Nascimento, houve uma tentativa de furto de combustível e a tampa de vedação do tanque foi retirada. Ao perceber que o que estava no caminhão da empresa não era combustível o tanque foi abandonado aberto, facilitando o derramamento. O analista advertiu o para a exposição dos tanques de forma inadequada. “Os tanques estavam expostos. Isso não é aceitável já que se trata de produtos altamente inflamáveis. Esse também é um ponto a ser questionado junto à empresa”, afirmou Nascimento.
O produto foi trazido pela rede pluvial de drenagem chegando até o Rio Negro. A Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda. foi acionada para realizar o plano emergencial de resposta. “O produto é altamente poluente e persistente pela quantidade e natureza hidrocarboneto (betume), podendo causar a mortandade de peixes prejudicando a fauna e a flora”, ressaltou o analista do Ibama.
Como prevenção, outras três carretas próximas ao local do incidente foram retiradas para evitar novos inicidentes. Conforme a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a equipe do Ipaam continua no local, na tarde deste domingo (31), para verificação do material, que estava pronto para embarcar para Santarém, no Pará. Fiscais do Manaustrans estão trabalhando no local, pois parte da Rua Padre Agostinho Caballero Martin está interditada. Os trabalhos de remoção do material devem durar toda a tarde deste domingo, segundo informou o Ipaam.