‘Via Sacra’ reúne cerca de 8 mil pessoas, no Centro de Manaus

Procissão saiu as 9h da Catedral Metropolitana, conhecida como ‘Igreja da Matriz’, em direção ao Santuário de Fátima, no bairro Praça 14 de Janeiro. Foram quase três horas de peregrinação

Manaus – Ao interpretar Jesus Cristo pela quinta vez, o industriário Everson Mizael Domingues das Neves, 22, participou da procissão da Semana Santa da Igreja Católica, que reuniu cerca de oito mil fiéis na manhã desta sexta-feira (19), no Centro da capital, de acordo com a Arquidiocese de Manaus. “Esse é um evento muito importante para a representatividade religiosa”, disse o industriário.

A Via Sacra partiu as 9h da Catedral Nossa Senhora da Conceição, conhecida como ‘Igreja da Matriz’, até o Santuário de Fátima, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da cidade, onde os fiéis chegaram por volta de 11h50. Foram quase três horas de peregrinação emocionante.

Os ensaios para a procissão deste ano começaram em janeiro, mas o exercício da fé já é um velho hábito para Everson, que precisou ‘segurar o choro’ para manter a compostura ao interpretar Jesus durante a Via Sacra. “É importante representá-lo nesta data, por se tratar de um líder religioso conhecido mundialmente. A responsabilidade é grande, mas a gente faz o possível para vocês poderem acompanhar tudo certinho nessa caminhada”, disse.

Com o desafio de ficar descalço sob o sol quente, o ator comentou sobre a produção do visual que o levou a personificar Cristo. “O sangue falso foi feito, dessa vez, com glicerina. Contamos com a ajuda de maquiadoras também. Foi tudo tranquilo”, contou.

Everson falou também sobre a emoção de caminhar junto aos fiéis. “Ao chegarmos aqui, no Santuário de Fátima, (já) estamos bem cansados, mas valeu cada segundo. É muito importante que a sociedade nos dê espaço para realizarmos um evento como este”, pontuou.

O evento, que contou com apoio da Prefeitura de Manaus, foi promovido pela Catedral Metropolitana de Manaus – Nossa Senhora da Conceição. Nesta sexta, as celebrações iniciaram com o Ofício Divino, realizado de 7h30 às 8h30, na Catedral.

Pela tarde

A partir das 15h haverá a ‘Leitura da Paixão’, na Catedral Metropolitana de Manaus. A programação continuará as 16h15, com a ‘Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora’. Simultaneamente à meditação, ocorrerá a ‘Procissão de Nosso Senhor Morto’, que deixará o Santuário de Fátima, às 16h, em direção à Catedral, com previsão de chegada as 17h30, encerrando as celebrações da Sexta-feira da Paixão. A Arquidiocese de Manaus espera que o mesmo número de fiéis que compareceu à Via Sacra realizada pela manhã, compareça às celebrações durante a tarde.

A programação da Semana Santa continuará no sábado (20), quando a Catedral estará aberta para meditação pessoal. De 17h30 às 18h40, haverá um momento musical com cancioneiro popular, e, as 19h, a ‘Vigília Pascoal’. Já no Domingo de Páscoa (21), a Santa Missa ocorrerá em três horários diferentes: 7h30, 10h, e 18h.

Anúncio
Anúncio