Vídeo: cavalo cai violentamente durante vaquejada no interior do AM

Mesmo com a dificuldade de locomoção, o cavalo é colocado para correr no circuito sem o acompanhamento de um médico veterinário

Manaus – Vídeos foram compartilhados neste final de semana e mostram um cavalo que cai violentamente durante uma corrida durante o Circuito de Vaquejada realizado no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros a leste de Manaus).

Nos vídeos, mostram um cavalo, que mesmo com dificuldade de locomoção, ele é colocado para correr no circuito sem o acompanhamento de um médico veterinário. Durante o percurso ele cai violentamente e agoniza no chão, em seguida ele é carregado para fora da pista. O animal precisou ser sacrificado e o caso foi denunciado na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema)

Um instituto de proteção animal denunciou os organizadores do Circuito de Vaquejada por maus-tratos a animais. Segundo o protetor de animal Amauri Gomes, “Esse tipo de prática deve ser combatida e nós precisamos criar políticas públicas que exijam que eventos clandestinos como esse não ocorram no nosso Estado”.

Ainda segundo o protetor de animais, o cavalo poderia ter quebrado uma das patas ou fraturado a coluna devido à queda. A prefeitura de São Sebastião de Uatumã será notificada e deverá apresentar os responsáveis pelo evento para prestarem esclarecimentos na delegacia da cidade e também ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM).

Veja vídeo:

 

 

*** Matéria atualizada às 10h25 ***

Anúncio