VÍDEO: em meio à seca, homem mostra distância do outro lado do rio no AM

Desde o último domingo (13), o rio começou a subir e vem apresentando novas medições

Manaus – Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (17), mostra o momento em que um homem registra com surpresa em meio à seca severa que atinge o estado, a pequena distância da comunidade do Camaçari para chegar ao outro lado do rio, no município de Silves (a 204 quilômetros a leste de Manaus).

(Foto: Reprodução)

Conforme o registro, o homem mostra uma pequena distância entre a orla da cidade e o outro lado do rio

“Pertinho né? Silves, Amazonas, Brasil. Como é que tá o Camaçari? Essa pequena distância para chegar lá do outro lado”, diz o homem.

Seca severa

O Comitê de Enfrentamento à Estiagem decretou Situação de Emergência em agosto, em 62 municípios do Amazonas por conta dos efeitos da estiagem que atinge o estado. O governo do Estado assinou um novo decreto que alcançou 42 cidades.

No dia 5 de julho, já havia assinado decreto de Situação de Emergência para 20 cidades das calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões. Na reunião também foi assinado um decreto que declara situação de Emergência de Saúde Pública, atendendo recomendação do Ministério da Saúde.

Subida do Rio Negro

Após o nível do Rio Negro atingir a marca histórica de 12,11 metros, a menor registrada nos últimos 122 anos, o nível do rio continua subindo, em Manaus. Nesta quarta-feira (16), a cota do rio atingiu 12,20 metros, subiu  4 cm. A medição do nível é feita diariamente pelo Porto de Manaus.

Desde a última quinta-feira (10), o nível do rio havia permanecido estável, sem registrar novas descidas. A partir do último domingo (13), o rio começou a subir e vem apresentando novas medições até está quarta-feira (16), com a elevação da cota do rio para 12,20 metros, subiu  4 cm.

Apesar de está entrando em uma fase de estabilidade, o rio Negro ainda continua no processo de vazante.

Veja o momento: