VÍDEO: estudantes forçam desmaio em ‘brincadeira’ que pode ser fatal em Manaus

Método provoca perda da consciência por meio de asfixia

Manaus – Uma ‘brincadeira’ perigosa feita no banheiro de uma escola foi compartilhada nos aplicativos de mensagens nesta quarta-feira (19) e deixou pais e professores preocupados. No registro feito pelos próprios alunos, uma criança prende a respiração enquanto um adolescente pressiona o peito do menino contra a parede. Em seguida, ele perde os sentidos e é segurado pelo aluno. A ‘brincadeira’ que pode ser fatal, ocorreu dentro do banheiro da Escola Estadual Antóvila Mourão Vieria, no bairro São Lázaro, na zona sul de Manaus.

(Foto: Reprodução)

Conforme as imagens, a criança aparece dentro do banheiro com outros alunos, um deles pressiona o peito da criança para provocar o desmaio, enquanto outro filma e aparentemente, um terceiro aluno observa a ação. O adolescente pede para não ser filmado, mas o colega pede que ele relaxe.

“Grava, não. Grava não, caralho”! diz o adolescente rindo.

“Relaxa!” diz o aluno que filma.

“Morreu”, diz um terceiro aluno.

O método chamado de ‘Brincadeira ou jogo do desmaio’, provoca perda da consciência por meio da asfixia.

Segundo especialistas, a ‘brincadeira’ pode causar uma parada cardiorespiratória grave, de mais de três minutos. A não oxigenação de qualquer parte do tecido do cérebro pode comprometer as funções dos órgãos, provocar sequelas neurológicas ou mesmo levar a morte.

Em nota a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar informou que os alunos disseram que estavam praticando um desafio que viram na internet. Os pais dos envolvidos foram chamados à escola, mas até esta quarta-feira (21) ainda não haviam comparecido.

A Secretaria de Educação comunicou, ainda, que os estudantes foram suspensos por três dias e a equipe de psicossocial esteve na unidade de ensino para orientar, alertar sobre os riscos e fazer atendimento sobre o ocorrido, para que não voltasse a ser realizado por outros estudantes.

O Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) foi acionado e desenvolverá atividades com os discentes da unidade de ensino.

Veja vídeo: