Manaus – Moradores da comunidade da Sharp realizaram um protesto por volta de 06h desta terça-feira (07) na Avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus. Manifestantes colocaram fogo em pneus e bloquearam parte da via que dá acesso ao Distrito Industrial.
Ouvidos pelo D24AM os moradores relataram que o protesto aconteceu para cobrar indenizações prometidas pelo Governo do Amazonas por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). “Isso que fizemos foi um grito de desespero porque a gente não aguenta mais viver aqui, em um ambiente sem esgoto, sem energia e sem dignidade”, disse Vando Pimenta.
No local, várias casas de madeiras correm o risco de desabar a qualquer momento e por conta da chuva, a preocupação dos moradores ficou ainda maior.
“Se até segunda-feira não tiver uma resposta positiva, nós vamos fazer outra manifestação bem maior do que essa”, disse um outro morador que não quis se identificar.
Em nota o Prosamim informou que o programa que vai beneficiar a comunidade da Sharp está em fase de execução e que licitação para a obra está em curso. Foi informado ainda que propostas devem chegar em junho e que o processo para o reassentamento das famílias que vivem sob risco de alagação está em andamento. A obra está prevista para o segundo semestre de 2022.
Veja vídeos:
*** Matéria atualizada as 9h45 ***