Vídeo mostra homem que morreu em explosão se ‘despedindo’ de amigo no AM

Nas imagens, o homem agradece por ter encontrado um equipamento que não foi destruído durante a operação

Japurá – Começou a circular em aplicativos de mensagem um vídeo comovente do garimpeiro que morreu durante a explosão de uma draga na comunidade ribeirinha do Poré, localizada no município de Japurá (a 744 quilômetros a noroeste de Manaus). Nas imagens, o homem agradece a Deus por ter encontrado um equipamento que não foi destruído durante a operação conjunta da Polícia Federal e do Exército Brasileiro na região.

(Foto: Reprodução)

“Ei gente, olha que benção de Deus não acharam a ponteira a nossa máquina aqui oh graças a Deus”, disse o homem ao se referir ao equipamento usado no garimpo para extrair minerais de locais submersos ou com pouco acesso à água.

Em seguida, o garimpeiro ainda abraça o amigo e afirma: “Meu amigão aqui oh..vai ficar para sempre na história, para sempre”.

Veja vídeo: 

Entenda 

Um homem, ainda não identificado, morreu após a explosão de uma draga na comunidade ribeirinha do Poré, localizada no município de Japurá (a 744 quilômetros a noroeste de Manaus), nesta quarta-feira (4). A região é conhecida por abrigar atividades de garimpo em áreas de difícil fiscalização, nas proximidades do rio Puré, afluente do rio Japurá.

Segundo informações locais, uma operação conjunta da Polícia Federal e do Exército Brasileiro estava atuando contra o garimpo ilegal na região, com destruição de equipamentos usados para mineração clandestina.

O homem teria se aproximado da estrutura destruída para tentar resgatar algum bem, quando foi surpreendido pela explosão. Moradores acreditam que havia explosivos como dinamites utilizadas no garimpo ainda armazenados na embarcação, o que teria causado a detonação.

Vídeos e imagens que circulam nas redes sociais, que mostram a vítima com partes do corpo queimadas e a pele exposta, gritando de dor enquanto era socorrida por populares.

Ele foi colocado em uma canoa e levado com urgência por moradores ao hospital mais próximo da região, mas seu estado era extremamente grave. Áudios compartilhados nas redes sociais indicaram que o homem não teria resistido e a informação foi confirmada oficialmente pelas autoridades locais.